Mensagem do Presidente da Cáritas Europa
Esta é a minha primeira comunicação desde a nossa Conferência Regional e da Assembleia Geral da Caritas Internationalis, em Roma, no passado mês de maio. Como é já do conhecimento de todos, foi nesta reunião que foi eleito o novo presidente da Caritas Internationalis, Cardeal Tagle, das Filipinas que assume a liderança depois do Cardeal Rodríguez Maradiaga, das Honduras. Também neste encontro foram nomeados os representantes da América Latina e África.
Isso mostra não só o espírito internacional na nossa organização, mas também a grande confiança que temos nas pessoas do Sul Global. É importante que as suas vozes sejam ouvidas em nível superior. O espírito na Assembleia revelou uma grande unidade e estou certo de que isso vai levar-nos através dos próximos anos em grande confiança. Michel Roy, o secretário-geral da Caritas Internationalis, continua o seu trabalho e recebeu um grande aplauso pela forma como conduziu os trabalhos da nossa reunião.
Queridos amigos, a Cáritas tem um papel importante a desempenhar no mundo. Ainda mais agora com tantos problemas sociais que surgem em muitos países e com tantas pessoas deslocadas, especialmente no Médio-Oriente. Eles são para todos nós uma grande preocupação. Como cristãos não podemos permanecer insensíveis diante de tanto sofrimento, especialmente quando se trata de mulheres e crianças. Tenho a certeza de que também no seu próprio país, muitas pessoas estão em necessidade, como resultado da crise económica mundial.
Já na próxima semana vamos receber a nova encíclica do Papa Francisco. O mundo inteiro aguarda esta sua mensagem sobre a ecologia e a relação com a criação, sobre o desenvolvimento integral de todos os seres humanos e sobre o cuidado com os pobres. Cada um compartilha a responsabilidade para estas realidades em solidariedade e fraternidade.
No passado eu tive oportunidade de contactar com realidades da necessidade humana, devido ao meu trabalho Coreia do Sul, entre 1964 e 1984. Depois desta experiência visitei muitos países, em representação dos Salesianos de Dom Bosco, colaborando com muitas equipas em trabalho com jovens pobres e em áreas pobres. Espero também, um dia, vir a conhecer o trabalho das Cáritas da Europa e ainda que possa não conseguir visitar cada uma vou, com certeza e de que através do conselho executivo, acompanhar o preciso trabalho que realizam.
Luc Van Looy
Presidente da Cáritas Europa