Papa Francisco abre Assembleia Geral da Cáritas em Roma
O Papa Francisco preside hoje à celebração eucarística de abertura dos trabalhos da 20º Assembleia Geral da Cáritas que decorre, em Roma, até ao próximo dia 17 de maio. A celebração será às 16:30 (hora de Lisboa), na Basílica de São Pedro e será transmitida em direto via internet. Sob o tema “uma só família humana, Cuidando da Criação”, a Assembleia Geral da Cáritas Internationalis na qual participam mais de 300 delegados, entre eles alguns jovens e voluntários envolvidos na luta contra a fome, vão definir planos para os próximos quatro anos destinados a melhorar a vidas daqueles que vivem na pobreza e na miséria. A Cáritas Portuguesa, estará representada pelo presidente Eugénio Fonseca e Isabel Pinto, membro da direção.
“O Papa Francisco pediu-nos para ir para as ‘periferias’ ajudar aqueles que vivem com necessidade”, lembrou o Cardeal Óscar Rodríguez Maradiaga, presidente da Caritas Internationalis, sublinhando que “durante esta Assembleia Geral as periferias virão a Roma para procurar formas de melhorar o nosso serviço junto dos mais vulneráveis”.
Entre os oradores convidados estão: o Cardeal Peter Turkson, presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz; o teólogo Pe. Gustavo Gutierrez o.p; o economista Professor Jeffrey Sachs; Jacques Diouf, enviado especial para o Sahel e do Corno de África; e Beverly Haddad, da Universidade de Kwazulu-Natal.
“A desigualdade, a migração, as alterações climáticas, os conflitos, e o escândalo da fome são desafios enfrentados pela Cáritas e sua missão de promover o desenvolvimento e a justiça”, afirmou Michel Roy, Secretário-Geral da Caritas Internationalis. “Há algumas oportunidades que nos permitem desenvolver o nosso trabalho com vista aos objectivos definidos na nossa missão, tais como uma nova encíclica sobre a ecologia humana, o lançamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a reunião do clima COP 21 em Paris”.
Esta será a última Assembleia na qual o Cardeal Rodríguez Maradiaga participa como presidente da Caritas Internationalis, cargo que ocupou nos últimos oito anos. No encontro vão vai ser eleito o novo presidente. De entre os candidatos a presidente estão o Arcebispo Youssef Soueif, presidente da Caritas Chipre e Cardeal Luis Tagle, arcebispo de Manila. As eleições terão lugar no dia 14 de Maio.
Depois da Assembleia Geral, a 19 de maio, os delegados da Cáritas vão participar no Dia da Cáritas, na EXPO 2015 que decorre em Milão. O evento faz parte da campanha internacional Cáritas “uma só família humana, alimento para todos”.