Dividir para multiplicar!
“Dividir para multiplicar” é o tema que acompanha a presença da Cáritas na Expo Milão 2015 que hoje, 19 de maio, assinala o Dia Cáritas. “Trata-se de um dia muito especial”, sublinhou o Cardeal Maradiaga, que termina aqui o seu mandato como presidente da Caritas Internacionais, “permite-nos falar da grande família internacional que é a Cáritas, mas, principalmente hoje, permite-nos por nas luzes da ribalta esta nossa matemática estranha mas essencial.”
Para o Cardeal Maradiaga estar na Expo Milão 2015 é uma grande oportunidade que resulta de um grande empenho da Cáritas em levar mais longe a sua missão. A Cáritas estará na Expo Milão até outubro, A presença neste grande evento mundial, está integrada na campanha mundial “uma só família humana, alimento para todos” e começou a ser pensada há já quatro anos.Envolver o empenho de muitos profissionais e, essencialmente, de muitos voluntários – cerca de 5 mil, até outubro.
“Neste dia entendemos que nos devemos concentrar no impacto da campanha internacional da Caritas, lançada com o apoio do Papa Francisco e que tinha como objetivo a consciencialização do público em geral e os poderes políticos para a necessidade de se assegurar o direito à alimentação para todos. Estamos juntos no empenho e na convicção de que será possível alcançar a erradicação da fome no mundo até ao ano de 2025. A Expo é uma excelente montra para o mundo da criatividade humana. O nosso espaço aqui é um exemplo disso mesmo!”, sublinhou o Cardeal Maradiaga.
Uma grande conferência marcou todo este Dia Cáritas na Expo Milão. Um encontro onde se apresentaram testemunhos do trabalho realizado pela Cáritas em diferentes partes do mundo. Durante todo o dia ouviram-se no auditório, que recebeu cerca de 1500 pessoas, relatos de todos os continente que reforçaram a importância deste tema e a força com que ele envolveu todas as Cáritas nacionais. O impacto desta campanha mundial foi tão forte que ficou decidido, em Assembleia Geral, prolongá-la até ao final do ano de 2015.
Foi ainda apresentado o resultado do estudo promovido pela Caritas Internacionais no qual se faz uma análise das causas da fome e que estratégia para as combater. As três principais causas da insegurança alimentar são a falta de recursos – terra, sementes, crédito, acesso a mercados – para os pequenos agricultores, a baixa produtividade agrícola, e o impacto das alterações climáticas. O estudo, que envolveu várias Cáritas de vários pontos do mundo, foi apresentada pelo cardeal Oscar Rodriguez Maradiaga, que o entregou, como testemunho, ao cardeal Luis Antonio Tagle, novo presidente da Caritas Internationalis, que o recebeu lembrando a todos os presentes o compromisso da Cáritas com o Amor e o Testemunho e encorajou todos os colaboradores da Cáritas a serem no mundo agentes de transformação.