Peditório público nacional
Entre os dias 5 e 8 de março a Cáritas realizou o seu peditório anual integrado na Semana Nacional. Esta iniciativa tem como objetivo a angariação de fundos para a resposta às solicitações de apoio social que chegam às Cáritas Diocesanas.
Até ao momento foi apurado o valor de 251.418.52 euros, correspondente a 17 Cáritas Diocesanas, das 19 que estão envolvidas neste peditório. Alguns destes valores estão ainda sujeitos a alteração por não estarem contabilizadas todas as freguesias onde decorre o peditório e faltando ainda apurar o valor angariado pelas restantes duas Cáritas Diocesanas (Porto e Viana do Castelo) não é ainda possível ter um valor global do resultado do peditório de 2015.
O peditório realiza-se com o apoio das paróquias e de muitos voluntários que durante os últimos dias percorreu as comunidades, ruas e diversas superfícies comerciais. Também no domingo, dia 8 de março, o peditório das celebrações eucarísticas reverte para as respectivas Cáritas Diocesanas. Toda esta estrutura que se estima tenha envolvido cerca de 3800 voluntário, dificulta o apuramento tão rápido quanto seria desejável.
A Cáritas agradece a cada uma das pessoas que pela sua disponibilidade na preparação e no desenvolvimento tornaram possível a realização desta ação cujo resultado é essencial para o apoio prestado localmente.
O valor angariado no peditório público é inteiramente destinado à resposta aos pedidos que chegam à rede nacional Cáritas. No ano de 2014 a Cáritas em Portugal prestou apoio a 160.609 pessoas integradas em 63.059 agregados familiares.
(informação em atualização)
Foto: Cáritas Interparoquial de Alcanena