Rede internacional Cáritas na resposta ao Nepal
Com uma magnitude de 7.9, o terramoto que se registou no Nepal no passado dia 25 de abril teve um impacto chocante, registando-se 7.652 mortos, 16.392 feridos e mais de 500.000 casas seriamente danificadas ou destruídas.
A atenção das equipas de ajuda humanitária no terreno dirige-se, essencialmente, para as muitas aldeias remotas igualmente afetadas e onde a ajuda só agora começou a chegar. A aproximação da época de monções – cujo início está previsto para daqui a seis semanas – é um fator de preocupação acrescida para a Cáritas cujo principal objetivo é agora providenciar o máximo de abrigos temporários possível, nomeadamente tendas de lona.
Só na aldeia de Kavre, a Cáritas já distribuiu tendas a 1.150 famílias. Mas para além de Kavre, a Cáritas tem ajudado milhares de habitantes das aldeias perto do epicentro em Gordkha e Sindhupalanchowk e noutros distritos na sua periferia como Nuwakot, Lamjung, Rasuwa, Dhadhing e Okheldhuga.
Graças à solidariedade das Cáritas por todo o mundo, há dezenas de camiões carregados e de cargas aéreas a caminho do Nepal que devido à ação devastadora destes terramoto viu também destruída uma parte muito significativa do património classificado como “património da humanidade”. Neste contexto, a Cáritas já ajudou mais de 30.000 pessoas e prevê chegar a mais 175.000 nos próximos dois meses. Até à presente data, os esforços da Cáritas resultaram já na distribuição de 6.240 abrigos/tendas e de 1.019 conjuntos de higiene na cidade de Gorkha. A ajuda humanitária prestada pela Cáritas chegou a cerca de 31.200 pessoas e 2.092 famílias receberam bens alimentares nas cidades de Katmandu, Lalitpur e Bhaktapur. Para além da ajuda material, a Cáritas tem prestado acompanhamento psicológico às vítimas desta catástrofe natural em várias localidades do Nepal.
A curto prazo, a Cáritas ajudará mais de 175.000 que necessitam de abrigo, água e conjuntos de higiene, cobrindo sete dos distritos mais afetados. Após a fase de emergência, a Cáritas apoiará as famílias afetadas na reconstrução das suas vidas, no restabelecimento dos seus meios de subsistência e no fortalecimento das comunidades.
Toda a atuação da Cáritas no terreno está a ser feita em cooperação com o governo nepalês, bem como com as outras organizações presentes no Nepal.