Tarifas Sociais podem chegar a mais famílias portuguesas
A Cáritas Portuguesa promoveu no passado dia 25 de setembro, em Fátima, uma ação de formação sobre Tarifas Sociais na eletricidade e gás natural. Estiveram presentes técnicos das Cáritas Diocesanas de Leiria-Fátima, Portalegre e Castelo-Branco, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu.
Esta ação de formação resultou de uma iniciativa do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia em conjunto com a Agência para a Energia (ADENE), como vista a aumentar o número de pessoas a aderirem aos descontos sociais. A Cáritas Portuguesa optou por aderir a esta iniciativa do Governo que se dirigiu particularmente aos técnicos de serviço social das Cáritas Diocesanas, de forma a capacitá-los nas suas ações de proximidade com a população, para que um número maior de famílias possam usufruir nestes descontos sociais.
Os descontos sociais nas tarifas de eletricidade e do gás natural podem fazer diminuir a fatura energética de 500 mil famílias até 34%. Além do alargamento do número de pessoas que podem recorrer aos descontos sociais nas tarifas de eletricidade e gás natural, bem como do valor dos descontos concedidos, o Governo também simplificou o acesso à tarifa social, bastando agora que o cliente se dirija ao seu comercializador e assim o solicite.
A ação de formação centrou-se em duas vertentes: esclarecer os técnicos de serviço social para algumas questões relacionadas com o mercado energético, nomeadamente com os contractos, questões de fidelização e mudança de operadora energética; os descontos sociais, mais propriamente o que são, a quem se dirigem, como podem ser realizados os pedidos e clarificação de algumas informações que estão a ser passadas de forma errada para o público.