Cáritas Portuguesa – Início da Quaresma 2016
Cáritas Portuguesa assinalou, hoje, o início da sua caminhada quaresmal, com a celebração da Eucaristia na qual participaram os seus colaboradores.
Foi uma oportunidade para, a partir da palavra proclamada nas leituras da liturgia deste dia e da fracção do pão eucarístico, ser reforçada a consciência de que a Cáritas não pode deixar de ser o “Coração da Igreja no Mundo” sob pena de se tornar numa instituição, com muitas realizações, mas sem atingir a plenitude da sua essência.
Assim, foi recordada a mensagem do Papa Francisco para esta Quaresma, que impulsiona a Cáritas, como compromisso neste tempo favorável, a aprofundar os princípios da sua missão que tem o epicentro no amor, traduzido em atos de misericórdia libertadora.
Por ser o Dia Mundial do Doente foram lembrados os que sofrem de qualquer tipo de enfermidade, bem como os seus cuidadores e familiares. Foi, igualmente, evocado o Papa Emérito Bento XVI, por passem 3 anos desde que anunciou a sua resignação ao ministério Petrino, reconhecendo a fecundidade do seu ministério tão favorável à clarificação da identidade e missão da Cáritas, concretamente com a publicação da sua primeira Encíclica e do ‘Motu Proprio’ Intima Ecclesiae Natura.