Presidente da Cáritas do Líbano em Portugal
Entre os dias 10 e 17 de janeiro, o Presidente da Cáritas do Líbano, o Pe. Paul Karam, esteve em Portugal, numa visita que decorreu na sequência do protocolo estabelecido entre a Cáritas Portuguesa e a Cáritas do Líbano no passado mês de outubro.
Esta visita teve como principal objetivo a apresentação dos resultados do programa “PAR Linha da Frente”, que conseguiu angariar mais de 200.000€ para apoiar os refugiados no Líbano. Metade desse valor é destinado à Cáritas do Líbano e vai permitir assegurar alimentação e cuidados de saúde a mais de 900 pessoas. No seguimento desta iniciativa, que se vai estender até março de 2016, o Pe. Paul Karam referiu que “há muita afinidade entre o Líbano e Portugal e espero que continue a cooperação entre as Cáritas dos dois países”.
Esta foi também uma oportunidade da Cáritas do Líbano conhecer a ação da Cáritas em Portugal, mais especificamente das Cáritas Diocesanas de Bragança-Miranda, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Vila Real e Viseu.
Os três últimos dias no país foram inteiramente dedicados ao XVI Encontro de Animadores Sociopastorais das Migrações, que decorreu em Bragança, subordinado ao tema “Misericórdia sem Fronteiras”. Durante esta iniciativa, organizado pela Obra Católica Portuguesa das Migrações, em parceria com a Cáritas Portuguesa, a Agência Ecclesia e o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, o Padre Paul Karam apresentou as estratégias de acolhimento aos refugiados e a forma como o apoio internacional está a ser recebido no terreno, referindo, durante a conferência de encerramento deste encontro, que “a Igreja tem o dever de despertar a consciência da comunidade internacional que promova o caminho da paz e assuma a sua responsabilidade para com os refugiados”.