Programa “+ Próximo” reúne formadores em Viseu
A Cáritas Diocesana de Viseu acolheu recentemente o encontro de formadores, da zona Norte, do programa +Próximo. O encontro começou com uma introdução sobre a importância deste programa na promoção de relações de proximidade e reciprocidade entre as Cáritas Diocesanas e as comunidades paroquiais das respectivas dioceses, tendo em vista a animação e qualificação da ação social paroquial.
Este encontro integra a metodologia que a Cáritas Portuguesa desenhou para a dinamização do programa +Próximo e teve como principal objetivo a partilha de experiências entre as equipas de formação já existentes e as que se estão a constituir. Os participantes, que vieram das Cáritas Diocesanas de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Guarda, Porto, Vila Real e Viseu tiveram a oportunidade de partilhar as suas experiências locais como formadores deste programa nas suas comunidades. Tratou-se de um por em comum de boas práticas, já verificadas, e também de estratégias para superar dificuldades e avançar com este programa em todo o país. Naturalmente que cada Cáritas Diocesana pode ir ao encontro das suas paróquias de modos muito diversos, de acordo com as suas especificidades diocesanas e utilizando os módulos propostos com a necessária flexibilidade e adaptabilidade.
Neste encontro esteve também representada a Pastoral Penitenciária, com quem a Cáritas está a trabalhar um módulo de formação que pretende alertar os agentes da pastoral social e as comunidades locais para a importância do acompanhamento e do envolvimento aos reclusos e suas famílias.
Para mais informações sobre os objetivos e características do programa +Próximo pode consultar-se: https://goo.gl/RB7EQw