PAR Linha da Frente – Apoio aos Refugiados no Líbano
A Cáritas Portuguesa, enquanto membro fundador da PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados, promove o prolongamento da campanha PAR Linha da Frente até ao dia 31 de março, divulgando-a junto de toda a comunidade e das suas vinte Cáritas Diocesanas.
A PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados é uma rede de organizações da sociedade civil portuguesa para apoio aos refugiados na presente crise humanitária. Saiba mais em www.refugiados.pt.
O Projeto PAR – Linha da Frente tem como objetivo o apoio aos refugiados nos países de origem ou vizinhos, através do trabalho da Cáritas e do JRS – Serviço Jesuíta aos Refugiados, recolhendo fundos para apoio ao trabalho local com população em risco (deslocados internos) e refugiados, permitindo-lhes viver com mais dignidade e segurança.
A Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) entregou no início do ano 100 mil euros à Cáritas e 100 mil euros ao Serviço Jesuíta aos Refugiados, recolhidos pela campanha PAR-Linha da Frente, para ajudar refugiados sírios que estão no Líbano. O sucesso desta campanha e a participação massiva da população para mitigar a fome e a falta de acesso à saúde no vale de Beqaa, junto à fronteira com a Síria, resultou no seu prolongamento até 31 de março.
____________________________________________________________________________________________________
O LÍBANO
O Líbano é um pequeno país com cerca de 4,5 milhões de habitantes, que contava apenas com 8.000 refugiados antes de ter início a crise na Síria. Atualmente os dados registados apontam para números muitíssimo mais elevados: 1,2 milhões de refugiados sírios, 455 mil refugiados palestinianos e 15,5 mil refugiados de outros países. Porém, o número de refugiados não registados ultrapassa já o meio milhão. O Líbano encabeça ainda a lista de países com o maior número de refugiados per capita, com 232 por cada 1.000 habitantes. Em segundo lugar e a grande distância encontra-se a Jordânia, com apenas 87 por cada 1.000 habitantes.
A escassez de recursos desta crise sem precedentes causa um aumento contínuo das necessidades tanto dos refugiados, como também já da população local.
____________________________________________________________________________________________________
COMO APOIAR?
Faça o seu donativo PAR – Linha da Frente a ser repartido na totalidade entre as duas instituições credíveis que já estão a trabalhar no terreno (Cáritas Líbano e JRS):
TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
NIB: 0036 0000 99105913826 45
IBAN: PT50 0036 0000 99105913826 45
BIC/SWIFT: MPIOPTPL
760 200 250
Custo da chamada €0,60+iva
Donativo: €0,50 por chamada
MB WAY
para o número 927550790
Em caso de dúvida ou para mais informações contacte: par@ipav.pt