Saber viver em tempos de crise
Para os utentes que procuram ajuda junto das Cáritas Diocesanas e para os técnicos que no dia-a-dia as procuram ajudar, a Cáritas Portuguesa e a DECO assinaram um protocolo de colaboração que quer “desenvolver competências e conhecimentos que permitam aos formandos planear as suas despesas, gerir os seus orçamentos, fazer um uso adequado dos serviços financeiros (crédito, produtos financeiros) e promover a poupança”. “Saber viver em tempos de crise” é o nome deste trabalho conjunto e que terá vai ajudar utentes e técnicos a ultrapassar barreiras que resultam quase sempre da iliteracia financeira, ou seja, da falta de conhecimentos par a aplena compreenção da linguagem financeira e das implicações ao tomar decisões nesta área.
Assinado no passado dia 17 de novembro, no Conselho geral da Cáritas Portuguesa, em Fátima, este protocolo prevê a realização de várias acções de formação para técnicos que incluem a abordagem às regras básicas para a gestão das finanças pessoais; o universo de produtos e serviços bancários; o endividamento excessivo e sobre-endividamento. No que toca á comunidade estas acções de formação serão uma oportunidade para organizar o orçamento familiar em tempos de crise aprendendo a reduzir os gastos do agregado familiar e algumas estratégias de poupança e prevenção.
Para a Cáritas Portuguesa, este protocolo é uma mais valia pela credibilidade que a DECO representa na intervenção junto da sociedade portuguesa. A Cáritas tem atualmente um trabalho de intervenção local junto dos mais afetados pela atual situação da crise e entende que mais do que tudo este é o momento de ajudar as pessoas na mudança de hábitos de vida. Por seu lado o presidente da DECO sublinha a importância de prevenção: “queremos ajudar as pessoas a fazer contas e a perceberem aquilo que é prioritário nas suas vidas”.
Ações já realizadas:
- “Saber viver em tempos de crise”, Algarve
- “Saber viver em tempos de crise”, Aveiro
- “Saber viver em tempos de crise”, Beja
- “Saber viver em tempos de crise”, Braga
- “Saber viver em tempos de crise”, Bragança
- “Saber viver em tempos de crise”, Coimbra
- “Saber viver em tempos de crise”, Funchal
- “Saber viver em tempos de crise”, Guarda
- “Saber viver em tempos de crise”, Lamego
- “Saber viver em tempos de crise”, Leiria-Fátima
- “Saber viver em tempos de crise”, Lisboa, (Paróquia da Benedita)
- “Saber viver em tempos de crise”, Lisboa
- “Saber viver em tempos de crise”, Santarém
- “Saber viver em tempos de crise”, Setúbal
- “Saber viver em tempos de crise”, Vila Real
- “Saber viver em tempos de crise”, Viseu