Associação Dignitude: Rede Solidária do Medicamento
O Programa Abem é o primeiro projeto de impacto nacional dinamizado pela Associação Dignitude, da qual a Cáritas Portuguesa é cofundadora, e que tem como missão acabar com a discriminação no acesso ao medicamento.
No passado dia 25 de janeiro, foi protocolada a parceria com a Associação de Farmácias de Portugal (AFP) no sentido de as farmácias suas associadas poderem aderir ao Programa Abem.
Este é mais um reforço para o sucesso de um programa que vem responder a uma das mais evidentes dificuldades das famílias portuguesas, o acesso ao medicamento. É uma realidade sustentada nos números que nos dizem que 22,8% dos portugueses não compram os medicamentos que lhes são prescritos, por dificuldades económicas.
A Dignitude congratulou-se com mais esta união a um projeto que é inclusivo e que pretende ser congregador de esforços e de recursos. Posição corroborada pelo Presidente da Cáritas Portuguesa, que integra a Direção e co-assinou este protocolo. A participação da Cáritas neste programa faz todo o sentido e vem responder àquela que é uma das necessidades mais recorrentes das famílias portuguesas.
Manuela Pacheco, presidente da AFP, considera que as farmácias não são apenas locais de dispensa de medicação. Pela proximidade que têm à população, elas cumprem um importante papel social e «seria inadmissível alhearem-se dos problemas que muitos utentes enfrentam por serem incapazes de cumprir a sua medicação devido a dificuldades económicas». Com esta parceria, «garantiremos, certamente, que mais portugueses têm acesso, nas suas farmácias, aos medicamentos de que tanto necessitam».
O projeto, ainda em fase-piloto, agrega os esforços dos sectores da saúde e social, e deverá estar presente em todos os distritos do país até ao final deste ano.