Atual presidente da Cáritas Portuguesa reconduzido
O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa, reunido, em Fátima, no dia 12 de dezembro, reconduziu como presidente da Cáritas Portuguesa para o triénio 2017-2020, Eugénio Fonseca. O anuncio foi feito ontem, no encerramento do encontro pela voz do secretário e porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa.
Nesta mesma reunião foram também eleitos os quatro delegados da CEP para a Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE): Pedro Vaz Patto, na Comissão de Assuntos Jurídicos; João Pereira, secretario-geral da Cáritas Portuguesa, na Comissão de Assuntos Sociais, Eugénia da Costa Quaresma, no Grupo de Trabalho da Migração e Asilo e o padre Vítor Coutinho, no Grupo de Trabalho para a Ética na Investigação e na Medicina.
Recorde-se que depois da morte repentina de D. António dos Santos, bispo do Porto, D. Joaquim Traquina, foi nomeado como presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana o novo bispo de Santarém, D. José Traquina que apontou como lema de trabalho, para os próximos três anos a proximidade e presença no terreno, que aprendeu com os leigos com quem trabalhou.