Conselho Geral da Cáritas encerra com desafio à renovação
D. Jorge Ortiga presidiu hoje, em Lamego, ao encerramento dos trabalhos do Conselho Geral da Cáritas Portuguesa, na qualidade de presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, que sublinhou a necessidade contínua de uma instituição como a Cáritas se manter numa perspetiva de inquietação e renovação sobre a sua identidade, capaz de responder à complexidade das debilidades da Pessoa Humana com inovação e transparência. D. Jorge Ortiga lembrou que a Cáritas terá de ser testemunho de uma unidade sólida e consistente no essencial, com respeito pela autonomia.
Com base no caminho feito a partir do II Plano Estratégico da Cáritas em Portugal, o Conselho aprovou a realização de um encontro, agendado para o dia 17 de junho do corrente ano. Este encontro, terá como objetivo repensar as metodologias de intervenção face aos desafios deixados pela crise social e económica, que ainda persiste, e que alterou o perfil das pessoas em situação de privação de recursos. Além desta preocupação o encontro será ainda uma oportunidade de promover uma reflexão interna com vista à consolidação e coerência da ação da rede Cáritas em Portugal.
Para o ano de 2018, a Cáritas em Portugal terá como lema “Cuidar da Casa Comum” que será também o tema da Semana Nacional Cáritas 2018. Foi dado, ainda, a conhecer que peditório público de 2017 está com um resultado ainda provisório de 145 659,06€, faltando apurar o valor de duas Cáritas Diocesanas. Este valor representa uma quebra de cerca de 30 por cento face ao ano de 2016.