Encontro com deputados alemães assinala dia da Europa
Em dia da Europa a Cáritas Portuguesa recebeu na sua sede a delegação da Comissão de Trabalho e Assuntos Sociais do Parlamento Federal alemão (Bundestag), que se encontra em Lisboa até ao dia 11 de maio de 2017, para uma visita informativa chefiada pelo deputado Karl Schiewerling (CDU/CSU). Estiveram representados todos os grupos parlamentares tendo como foco o trabalho e as Políticas Sociais.
A Cáritas Portuguesa foi escolhida para integrar o programa da visita a Portugal pela sua natureza social e pelas características do seu trabalho através das comunidades paroquiais o que lhe permite um conhecimento da realidade social. As consequências sociais das medidas de consolidação aplicadas a Portugal durante os chamados “anos de crise” e o consequente aumento da pobreza, foram as principais questões abordadas. Os deputados alemães colocaram questões sobre o desemprego e o impacto do salário mínimo na qualidade de vida dos trabalhadores portugueses.
Eugénio Fonseca lembrou que a economia de Portugal era já frágil quando se começaram a sentir os primeiros efeitos da crise em Portugal, o que fez com que os efeitos fossem ainda mais sentidos. Eugénio Fonseca destacou o desemprego como principal consequência da crise em Portugal, da qual os efeitos ainda são visíveis: “a partir do desemprego muitas famílias viram as suas vidas completamente devastadas”, sublinhou.
Questionado sobre a reforma da administração publica, o presidente da Cáritas Portuguesa, explicou que esta reforma se manifestou essencialmente na concentração de serviços nos meios urbanos o que provocou um impacto muito grande no meio rural onde a desertificação era já uma situação dramática. Foi também referido o movimento migratório, particularmente por parte dos jovens licenciados, foi outra realidade lembrada aos deputados.
Sobre o “tempo de viragem” que supostamente se vive atualmente em Portugal, Eugénio Fonseca, alertou para o facto de ainda não se sentir como uma evidência reconhecendo, no entanto, que há um clima de maior expectativa e esperança. Contudo, a precariedade e os baixos salários continuam e dão corpo a uma faixa de trabalhadores pobres, uma realidade que afeta muitos trabalhadores em Portugal.
Para Eugénio Fonseca este tipo de reuniões revelam o empenho da Cáritas em ser instrumento de mudança e de estar ao dispor de todos os que são decisores políticos para contribuir na procura de soluções para os problemas que fragilizam a sociedade portuguesa e europeia.
Para além da resposta às questões colocadas os deputados receberam o relatório português que integra o Relatório CARES, da Cáritas Europa. Aos deputados alemães Eugénio Fonseca deixou o apelo para que no exercício das suas funções façam tudo o que está ao seu alcance pelo sucesso do projeto europeu.