Encontro de Agentes Sociopastorais das Migrações – “Refugiados: Euros ou Pessoas?”
Nos próximos dias 13, 14 e 15 de janeiro, decorre no Centro Pastoral de Leiria, o Encontro Nacional de Agentes Sociopastorais das Migrações.
2016 foi o ano mais trágico para os homens, mulheres e crianças que deixaram as suas terras de origem por causa da perseguição ou da guerra. Por dia, morreram 14 pessoas no Mediterrâneo, num total que ultrapassou as 5000 vítimas. Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, durante o ano 2015, o número de vítimas foi 3771.
Para os que chegam a terra resta um acolhimento em condições difíceis que deixa em aberto a interrogação: a Europa olha para estes refugiados como pessoas ou calculando repercussões em euros?
O tema estará em debate neste encontro, com o contributo de eurodeputados, professores universitários, colaboradores da Plataforma de Apoio Aos Refugiados e sobretudo dos próprios refugiados que já foram integrados em Portugal.
Vão estar em análise as causas e consequências do fluxo de refugiados na Europa e os constrangimentos colocados à sua entrada. Pretende-se desta forma contribuir para uma revisão das opções políticas e económicas da União Europeia, recentrando-as nos objetivos, valores e princípios que motivaram a sua fundação.
Consulte aqui o programa do encontro.