Incêndios | Doação de bens
A Cáritas Portuguesa tem sido contactada por vários cidadãos que manifestam a sua intenção de encaminhar iniciativas de ordem pessoal, pedindo-nos que as façamos chegar aos locais onde ocorreram os últimos incêndios.
É gratificante a iniciativa solidária destas pessoas, mas a Cáritas Portuguesa não tem condições de transporte para responder a todas as solicitações que nos estão a ser apresentadas. Presentemente, estamos a dar resposta a um pedido, comum a todas as zonas afetadas, para fazer chegar ração para animais que são o sustento, em termos rendimento familiar, de uma boa parte das pessoas afetadas. Até ao momento foram entregues em Vouzela, 24 toneladas e 12 em Tondela.
Esperamos, assim, ter suprido as legítimas ansiedades dos produtores, sabendo que, a partir de agora, de acordo com informações públicas do Ministério da Agricultura, o Governo assumirá este compromisso.
Estão também a surgir donativos de roupa. Como é do conhecimento geral as autarquias afetadas já comunicaram que não necessitam de mais donativos desta natureza. Quanto à entrega de mobiliários, os doadores devem aguardar que haja informações sobre destinatários específicos que venham a necessitar deles. Situação que acontecerá depois da finalização das intervenções nas habitações.
Entretanto, podem enviar informação sobre os bens disponíveis, preenchendo o formulário: https://goo.gl/VtNU8n
É importante ter presente um dos princípios fundamentais da solidariedade que diz que só devemos partilhar aquilo que, em igualdade de circunstâncias, gostaríamos de receber.