Portugal e Jersey abrem portas a nova parceria
A Cáritas Portuguesa recebeu, no dia 8 de fevereiro, uma representação da Cáritas de Jersey, liderada pelo Monsenhor Cón. Nicholas France. Esta foi uma reunião solicitada pela Cáritas de Jersey, uma das ilhas do Canal, fundada em 2003, é a única Cáritas paroquial do Reino Unido e tem um papel muito ativo na comunidade, trabalhando em várias frentes, em projetos relacionados com o direito à habitação, com um salário digno e o apoio às famílias da população reclusa.
A delegação da Cáritas de Jersey veio apresentar uma proposta para o desenvolvimento de um novo projeto com vista à promoção da integração da comunidade madeirense em Jersey. Os madeirenses representam cerca de 7% da população que vive na ilha de Jersey, equivalendo a cerca de sete mil pessoas numa população total de 93 mil habitantes. Muitos portugueses não têm conhecimento da língua inglesa e isso afeta as suas oportunidades de trabalho e a sua participação social.
Uma vez que este projeto envolve o trabalho com a população migrante e reclusa a Cáritas convidou também a participar no encontro Eugénia Costa, Diretora da Obra Católica das Migrações, e Paulo Neves, responsável da área social da coordenação nacional da Pastoral Penitenciária. No encontro foram debatidas algumas possibilidades de iniciativas conjuntas que vão agora ser analisadas por todos.