A Aliança do Pensar e do Fazer em Bragança
No passado dia 22 de novembro realizou-se no Auditório da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança a Conferência “A aliança do Pensar e do Fazer” onde, após uma sessão de abertura, decorreram dois momentos de apresentação de obras da Editorial Cáritas, concretamente: “O Cuidar como relação de ajuda – Por uma ética teológica do cuidar” e “Ars Scribendi. Do Compromisso entre o Pensar e o Fazer”. Esta Conferência foi organizada em parceria entre a Editorial Cáritas, a Cáritas Diocesana de Bragança/Miranda e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança e contou com a presença de vários professores da Universidade, alguns representantes de entidades locais e regionais, bem como algumas dezenas de alunos, num total de cerca de 150 pessoas.
Da mesa da sessão de abertura constaram as seguintes pessoas: Prof. Dr. Francisco Ribeiro Alves, Diretor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança; Dr.ª Joaquina Ramos, Vice-Presidente da Direção da Cáritas Diocesana de Bragança/Miranda; Dr. Paulo Ramalho, membro da Direção da Cáritas Portuguesa; Dr.ª Fernanda Silva, Vereadora da Cultura e da Ação Social da Câmara Municipal de Bragança; Pe. Fernando Fontoura, em representação de D. José Cordeiro, Bispo da Diocese de Bragança/Miranda; e Eng.º António Lage Raposo, Responsável da Editorial Cáritas.
O Prof. Dr. Francisco Ribeiro Alves, Diretor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança abriu a sessão com uma palavra de saudação e de boas vindas a todos chamando a atenção para a relevância de fomentar a cidadania através de sessões como a presente e que se há de traduzir em pequenos gestos do dia a dia de cada um na sua relação com os que lhe estão próximos e com a comunidade.
De seguida, a Dr.ª Joaquina Ramos, Vice-Presidente da Direção da Cáritas Diocesana de Bragança/Miranda saudou os presentes agradecendo a presença de todos e de cada um e desejou que os trabalhos resultantes desta Parceria entre a Cáritas Diocesana, a Editorial Cáritas e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança seja proveitosa para todos. Depois, o Dr. Paulo Ramalho, membro da Direção da Cáritas Portuguesa, saudou e agradeceu a presença de todos e referiu-se ao papel da Cáritas na sociedade que, para além de uma perspectiva assistencial passa, sobretudo, por uma perspectiva promocional da pessoa humana através também de sessões como estas onde se envolvem múltiplos agentes fundamentais da comunidade.
Por sua vez, a Dr.ª Fernanda Silva, Vereadora da Cultura e Ação Social da Câmara Municipal de Bragança, para além de uma palavra de saudação e de Boas vindas salientou a importância do cuidar e dos valores que lhe estão associados, bem como o papel da Escola como lugar de alianças a este nível, donde todos sairão beneficiados.
De seguida, o Pe. Fernando Fontoura, em representação de D. José Cordeiro, Bispo da Diocese de Bragança/Miranda endereçou a todos uma palavra de gratidão da parte do Sr. Bispo pela realização desta Sessão, bem como pela parceria que a consubstancia entre a Cáritas Diocesana, a Editorial Cáritas e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.
Por fim, o Eng.º António Lage Raposo, Responsável da Editorial Cáritas, recordou o papel da Editorial Cáritas nesta Parceria com a Cáritas Diocesana e com a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança que se traduz, hoje, na assinatura de um Protocolo entre as três entidades. Neste âmbito, chamou a atenção para a instituição do Prémio Pe. Telmo Ferraz, personalidade local que ainda se encontra entre nós, escolhida pela Cáritas Diocesana de Bragança/Miranda e que se tem destacado na área social, sobretudo, no que diz respeito à construção de barragens no interior e à obra do Pe. Américo encontrando-se actualmente em Angola associado à Obra da Rua. Referiu ainda que este prémio distinguirá, em cada ano, a melhor tese de mestrado da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança nas áreas sociais.
Finda a sessão de abertura, seguiu-se a apresentação do livro “O Cuidar como relação de ajuda – Por uma ética teológica do cuidar”, pelo seu autor, Pe. Dr. Antonino de Sousa, e a apresentação “Ars Scribendi. Do Compromisso entre o Pensar e o Fazer”, pelo Dr. Orlando Gama, docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, mestre e doutorando em História. Destas apresentações daremos eco nas próximas páginas, através das intervenções dos respetivos apresentadores.
No final, abriu-se um tempo breve de debate tendo a sessão sido encerrada pelo Prof. Dr. Francisco Ribeiro Alves, Diretor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.