A Aliança do Pensar e do Fazer na Covilhã
No dia 29 de maio, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior, recebeu a Conferência “A aliança do Pensar e do Fazer” onde, após uma sessão de abertura, decorreu a assinatura do Protocolo entre a Universidade da Beira Interior (UBI), a Cáritas Diocesana da Guarda e Cáritas Portuguesa, no âmbito do Projeto “A aliança do Pensar e do Fazer”.
Após esse momento, seguiu-se a apresentação de três livros da Editorial Cáritas, concretamente: “Perspetivas sobre o envelhecimento ativo”, “Cuidar do outro” e “Perceção do Stresse, burnout e autocuidado – um olhar sobre os profissionais do trabalho social”. Esta Conferência foi organizada em parceria entre a Editorial Cáritas, a Cáritas Diocesana da Guarda e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI e contou com a presença de alguns professores da Universidade, bem como alguns alunos, num total de cerca de trinta pessoas.
Da mesa da sessão de abertura fizeram parte a Prof. Anabela Dinis, Vice-reitora da UBI, a Prof. Helena Alves, Presidente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI, o Dr. Manuel Portugal, Presidente da Cáritas Diocesana da Guarda, e o Eng.º António Lage Raposo, Responsável da Editorial Cáritas.
Tomou inicialmente a palavra o Eng.º António Lage Raposo, Responsável da Editorial Cáritas, que recordou o papel da Editorial Cáritas nesta Parceria com a Cáritas Diocesana e com a UBI que se traduz, neste dia, na assinatura de um Protocolo entre as três entidades. Referiu ainda que, no âmbito do Protocolo, será atribuído um Prémio que distinguirá, em cada ano, a melhor tese de mestrado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI, nas áreas sociais.
De seguida, o Dr. Manuel Portugal, Presidente da Direção da Cáritas Diocesana da Guarda, que abrange também o território da Covilhã, no qual se situa a UBI, felicitou todos os elementos da parceria pela assinatura do Protocolo. Aproveitou ainda para fazer uma sucinta apresentação da personalidade que dá nome ao Prémio – Dr. Alberto Diniz da Fonseca, referindo ainda, sucintamente, alguns Projetos e atividades que a Cáritas Diocesana da Guarda leva atualmente a cabo.
A Prof. Helena Alves, Presidente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI, por sua vez, agradeceu a oportunidade desta Parceria entre a Universidade, a Cáritas Diocesana da Guarda e a Editorial Cáritas enquadrando-a como mais uma iniciativa de colaboração entre a Universidade e a Cáritas. Além disso, manifestou uma total abertura para que esta colaboração seja muito bem sucedida para as diferentes partes envolvidas e para toda a comunidade.
Por sua vez, a Prof. Anabela Dinis, Vice-reitora da UBI, saudando todos os presentes em nome do Reitor, congratulou-se com a assinatura deste Protocolo que se traduz numa reafirmação de vontades para “Pensar” e “Agir” sobre o social e sobre o humano. Ao revés de uma dualidade entre o Pensar e o Agir, em que o primeiro pertence à universidade e o segundo às organizações da sociedade civil, estamos perante uma complementaridade entre um e outro, tanto para o meio académico, como para as organizações da sociedade civil. Como tal, o Pensar e o Agir não podem existir independentemente mas são ambos indispensáveis para o combate conjunto aos problemas sociais e para o desenvolvimento social.
Seguiu-se a assinatura do Protocolo entre a UBI, Cáritas Diocesana da Guarda e a Cáritas Portuguesa, no âmbito do Projeto “A aliança do Pensar e do Fazer”.
Após esse momento, seguiu-se a apresentação de três livros da Editorial Cáritas, concretamente: “Perspetivas sobre o envelhecimento ativo”, “Cuidar do outro” e “Perceção do Stresse, burnout e autocuidado – um olhar sobre os profissionais do trabalho social”. O primeiro foi apresentado por Maria João Simões, professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI, o segundo por Paulo Neves, colaborador da Cáritas Portuguesa, e o terceiro por Ana Berta Alves, professora do Departamento de Psicologia da Escola Superior de Educação de Viseu e autora do respetivo livro.
Encerrou a Sessão a Prof. Anabela Dinis, Vice-reitora da UBI, aproveitando para agradecer a presença de todos e reiterar os seus desejos de que o Protocolo estabelecido seja proveitoso para todas as partes envolvidas.