I Edição do Prémio João Serra Bonacho
O Auditório da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre, acolheu, no passado dia 5 de junho, a Sessão “A aliança do Pensar e do Fazer” que se centrou na Cerimónia de entrega da Primeira Edição do Prémio João Serra Bonacho. Esta Sessão foi organizada em parceria entre a Editorial Cáritas, a Cáritas Diocesana de Portalegre-Castelo Branco e a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre e contou com a presença de vários professores do respetivo Instituto, alguns familiares e amigos das autoras premiadas, bem como alguns alunos, num total de cerca de sessenta pessoas.
Na mesa da sessão de abertura tomaram parte Fernando Rebola, Diretor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre; Elicídio Bilé, Presidente da Cáritas Diocesana de Portalegre-Castelo Branco; Filipe Neto Lopes, da Direção da Cáritas Portuguesa ligado à Editorial Cáritas; e Albano Silva, Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre.
O Dr. Fernando Rebola, Diretor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre, depois de saudar todos os presentes, felicitou a feliz Parceria entre as três entidades referindo a mais valia da mesma para a academia, para as organizações sociais e para os beneficiários da ação social. Neste sentido, felicitou também as premiadas com o Prémio João Serra Bonacho 2016 – Cláudia Paixão, e com o Prémio João Serra Bonacho 2017 – Laura Chagas. Por fim, expressou que eta Parceria tem todos os ingredientes para continuar a ser bem sucedida.
De seguida, Elicídio Bilé, Presidente da Cáritas Diocesana de Portalegre/Castelo Branco, depois de saudar todos os presentes e de felicitar as premiadas, centrou a sua intervenção na importância que o presente Encontro encerra, seja para a Editorial Cáritas, seja para os professores e alunos do Instituto Politécnico de Portalegre, seja para a Cáritas. Além disso, aproveitou para recordar, de uma forma sucinta, alguns traços biográficos da personalidade que dá nome ao Prémio, João Serra Bonacho.
Por sua vez, Filipe Neto Lopes, da Direção da Cáritas Portuguesa com especial ligação à Editorial Cáritas, para além de saudar todos os presentes e de felicitar as premiadas, referiu-se à identidade e missão da Editorial Cáritas, dando especial ênfase à “Aliança do Pensar e do Fazer” no sentido de estes momentos ajudarem a “Pensar o Fazer” e “Fazer o Pensar”.
Por fim, Albano Silva, Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, depois de uma saudação inicial a todos, manifestou o seu especial gosto por estar presente nesta Sessão, seja pela personalidade que dá nome ao prémio, João Serra Bonacho, seja pela Parceria entre as três instituições, seja ainda pela qualidade dos trabalhos premiados.
Seguiu-se uma breve Cerimónia de entrega do Prémio João Serra Bonacho à Cláudia Catela Paixão e à Laura Chagas, autoras das teses vencedoras, através da publicação da respetiva tese e da atribuição de um Diploma evocativo do momento. Além disso, também foram agraciadas com um Diploma os orientadores das respetivas teses.
Após esta Cerimónia de entrega do Prémio João Serra Bonacho, foi apresentado o livro “Desenvolvimento de competências sociais no cuidador informal”, pela sua autora, Cláudia Catela Paixão, e pelos seus orientadores: Ana Isabel Silva e João Emílio Alves. De seguida, foi apresentado o livro: “MYM, eu consigo – Desenvolvimento de uma tecnologia de apoio para alunos com necessidades especiais” pela sua autora, Laura Chagas, e pela respetiva orientadora, Maria Elisabete Mendes.
Por fim, Fernando Rebola, Diretor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre; Elicídio Bilé, Presidente da Cáritas Diocesana de Portalegre-Castelo Branco; e Filipe Neto Lopes, da Direção da Cáritas Portuguesa especialmente ligado à Editorial Cáritas procederam ao lançamento do Prémio João Serra Bonacho 2018 e encerraram a Sessão.