Sessão de apresentação em Louriçal do Campo
No passado dia 10 de março realizou-se no Salão da Junta de Freguesia do Louriçal do Campo, a Sessão de lançamento e apresentação do Livro “A Ação Socio Educativa dos Jesuítas e o Colégio de São Fiel (1863-1910)”, da autoria do Prof. Dr. Ernesto Candeias Martins, contando com a presença de cerca de cinquenta pessoas.
Da Mesa da Sessão fizeram parte Sua Excelência Reverendíssima D. Manuel da Rocha Felício, Bispo da Diocese da Guarda; Dr. Pedro João Martins Serra, Presidente da Junta de Freguesia de Louriçal do Campo; Dr. José Augusto Rodrigues Alves, Vice- Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Dr. Manuel Portugal, Presidente da Cáritas Diocesana da Guarda; Prof. Eugénio Fonseca, Presidente da Cáritas Portuguesa; Eng.º António Lage Raposo, Coordenador da Editorial Cáritas; Dr. António Júlio Trigueiros, Jesuíta, Diretor da Revista Brotéria, autor do Prefácio do livro e apresentador da obra; e o Prof. Dr. Ernesto Candeias Martins, autor e coordenador do livro.
O Presidente da Junta de Freguesia de Louriçal do Campo, enquanto anfitrião e organizador desta Sessão de apresentação, começou por dar as Boas vindas a todos os presentes congratulando-se com a realização desta iniciativa e com a apresentação desta obra nesta terra onde se situa o Colégio de São Fiel. O Dr. Pedro João Martins Serra aproveitou o momento para lançar algumas críticas aos sucessivos governos pela forma como têm tratado o Colégio de São Fiel, a sua freguesia em particular e o interior em geral. Expressou assim que a atitude do poder central tem sido de abandono e de indiferença perante esta terra e região, desejando que o futuro seja bem diferente sendo que, da parte do executivo a que preside, haverá uma manifestação de interesse nessa mesma mudança, que passa também pela valorização do património associado ao Colégio de São Fiel, seja a nível material, seja imaterial.
O Presidente da Cáritas Diocesana da Guarda, para além de saudar todos os presentes e de se congratular com a realização de uma Sessão desta natureza em Louriçal do Campo, aldeia pertencente à Diocese da Guarda, aproveitou para situar a Cáritas Diocesana da Guarda no âmbito do seu território. Neste sentido, o Dr. Manuel Portugal referiu os principais projetos de apoio social que a Cáritas Diocesana tem, de momento, entre mãos, numa procura de, em nome do Bispo Diocesano, ser fiel aos valores do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja.
O Presidente da Cárita Portuguesa, por sua vez, depois de saudar todos os presentes e de se congratular com esta iniciativa, referiu-se á identidade e missão da Cáritas que passa não só pela procura de satisfação de necessidades matérias provendo a ajuda a nível de bens de primeira necessidade mas também pela satisfação de necessidades espirituais, que passa por uma atenção à cultura e à dimensão educativa como potenciadores de desenvolvimento pessoal e comunitário. Neste sentido, afirma-se a Editorial Cáritas que, de uma maneira, científica, séria e rigorosa, procura veicular os valores do Evangelho e do Pensamento Social Cristão, com a intenção de transformar a sociedade para melhor. Neste sentido, agradeceu ao autor do livro ser já este o quinto livro que edita através da Editorial Cáritas, bem como a oportunidade de realização de sessões de apresentação deste cariz que, mais do que promover uma venda massiva de livros, pretende ser, antes de mais, um encontro de divulgação de saberes e de reflexão sobre os mesmos. Eugénio Fonseca salientou ainda que, das cerca de quarenta apresentações que a Editorial Cáritas já levou a cabo, esta é a primeira que se realiza num território desta natureza, ou seja, de baixa densidade, o que é um desafio a uma crescente proximidade destas obras ao território no seu todo.
Seguiu-se a apresentação do livro pelo Pe. António Júlio Trigueiros, jesuíta, autor do prefácio do livro e diretor da Revista Brotéria, obra que nasceu precisamente no local objeto de estudo do livro – o Colégio de São Fiel, no ano de 1902 e que atualmente é dirigida por si. Para além da contextualização histórica da presença dos jesuítas em Portugal em geral, incidiu sobre o contributo específico do Colégio de São Fiel para a afirmação da Companhia de Jesus e sua obra, sobretudo, a nível social e educativo. Face à sua importância transcrevemos, na íntegra, mais à frente, a apresentação da obra feita pelo Pe. António Júlio Trigueiros.
De seguida, foi a vez de ouvirmos o autor da obra, Prof. Ernesto Candeias que, para além de se congratular com esta iniciativa e agradecer a presença de todos, chamou a atenção para a visão larga de horizontes dos jesuítas a nível social e educativo e que passou, em muito, por toda a ação desenvolvida no Colégio de São Fiel, objeto do livro, no período compreendido entre os anos 1863 e 1910. Aproveitou ainda para recordar alguns episódios e hábitos educativos associados ao Colégio de São Fiel, os quais marcaram gerações e territórios, a começar por Louriçal do Campo, mas também as aldeias e vilas limítrofes e, num certo sentido, todo o território nacional.
O Dr. José Augusto Rodrigues Alves, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, após agradecer a ocorrência desta iniciativa neste território, salientou a resistência das gentes de Louriçal do Campo e de toda esta região, pese embora as dificuldades a que se tem assistido nos últimos tempos (incêndios, cheias, envelhecimento, desertificação populacional, etc.). Para essa resistência muito contribuiu o Colégio de São Fiel, pois, deu disciplina, saber, vida, futuro. Como tal, referiu que obras desta natureza, a sua publicação e apresentação, são sinais de valorização do território e de abertura de caminhos para o futuro.
Por fim, Sua Excelência Reverendíssima D. Manuel da Rocha Felício, Bispo da Diocese da Guarda, mais do que se centrar no passado, salientou que se deve olhar para o futuro. Como tal, a recuperação do Colégio de São Fiel para algum projeto de cariz turístico, bem como a recuperação de outro empreendimento local – A Tapada da Renda, poderão ser duas alavancas ao serviço do desenvolvimento desta terra. Tratam-se de duas instituições de caráter educativo que valorizaram esta terra e que poderão servir de alavanca para a continuar a valorizar. Como tal, com a conjugação de esforços, se a nível político, seja a nível empresarial, expressou a sua crença que o Colégio de São Fiel possa progredir na senda dos valores que o marcaram e que se poderão continuar a projetar no futuro.
No final das intervenções da Mesa de apresentação do Livro ainda houve tempo para algumas intervenções da assistência culminando com um salutar lanche convívio.