“Cáritas Lusófonas em Rede – Inovar para o Impacto”
1º Encontro de Formação e Planificação Conjunta
Depois do arranque oficial em Angola, em outubro, o projeto “Cáritas Lusófonas em Rede – Inovar para o Impacto” tem continuidade com o 1º Encontro de Formação e Planificação Conjunta dos Diretores da Região Norte da Cáritas de Angola.
O objetivo deste encontro é dar continuidade ao trabalho de capacitação para melhorar a ação da Caritas Angola junto das populações mais vulneráveis. Reforçando a organização da instituição e oferecendo ferramentas para a implementação das Normas de Gestão da Caritas Internationalis. Estas Normas enquadram-se numa metodologia de desenvolvimento institucional e de capacitação a ser implementada em Cáritas de todo o mundo.
O projeto “Cáritas Lusófonas em Rede – Inovar para o Impacto” é também consequência daquilo que foi o compromisso assumido pelas Cáritas Lusófonas de dar continuidade às conclusões do trabalho realizado no Fórum das Cáritas Lusófonas, realizado, em Cabo Verde, em outubro onde se sublinhou a importância de “fortalecer os laços entre as diferentes Cáritas Lusófonas, dando cumprimento às finalidades que estiveram na origem da criação do Fórum, através dos intercâmbios, aprofundamentos temáticos e linhas de ação conjuntas, sendo também presença ativa e protagonista nos diferentes espaços e níveis de articulação eclesial.”
“Cáritas Lusófonas em Rede – Inovar para o Impacto” começou em Angola e estará em execução nos próximos três anos. Na formação inicial, estiveram presentes as cinco Cáritas Arquidiocesanas, revelador da vontade de envolvimento da Cáritas de Angola. O projeto está integrado na estratégia de desenvolvimento alargado que tem início na Caritas Internationalis para que todas as Cáritas nacionais trabalhem de forma organizada e se possa dizer, com segurança, que há uma forma de atuar comum.
Em Angola, é um projeto da Cáritas Portuguesa, em parceria com a FEC – Fundação Fé e Cooperação, cofinanciado pelo Camões, Instituto da Cooperação e daLíngua.