A Aliança do Pensar e do Fazer em Braga
O Auditório da Aula Nova Prof. Manuel Isidro Alves, da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, no Campus Camões, acolheu, no passado dia 30 de maio, a Sessão “A aliança do Pensar e do Fazer” que se centrou na Cerimónia de entrega do Prémio David de Oliveira Martins.
Esta Sessão foi organizada em parceria entre a Editorial Cáritas, a Cáritas Arquidiocesana de Braga e a Universidade Católica Portuguesa – Pólo de Braga, e contou com a presença de vários professores do respetivo Instituto, alguns familiares e amigos das autoras premiadas, bem como alguns alunos, num total de cerca de duas dezenas de pessoas.
Na mesa da sessão tomaram parte Alexandra Esteves, na qualidade de representação do Prof. Dr. João Duque, Presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica e na qualidade de orientadora e apresentadora de uma das obras premiadas, o Prof. Eugénio Fonseca, Presidente da Cáritas Portuguesa, o Eng.º António Lage Raposo, responsável da Editorial Cáritas, bem como as autoras e apresentadores e orientadores das duas obras premiadas.
O Prof. Eugénio Fonseca, Presidente da Cáritas Portuguesa, referiu-se à importância desta Sessão e do Prémio que ela tem subjacente, tanto para as premiadas, como para a Academia, como ainda para a Cáritas. Além disso, ressaltou os assuntos das teses premiadas, que considerou pertinentes e inovadores para os nossos dias.
A Prof. Alexandra Esteves, em representação do Prof. Dr. João Duque, Presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica, agradeceu a presença de todos e a oportunidade que representa para a instituição participar nesta Parceria a três.
Por sua vez, o Eng.º António Lage Raposo, responsável da Editorial Cáritas, centrou a sua intervenção na apresentação sucinta da “Aliança do Pensar e do Fazer”, bem como da personalidade que dá nome ao Prémio, o Pe. David de Oliveira Martins.
De seguida, foi apresentado o livro “Sina da Mulher Cigana? Um Complexo Processo de Autonomização”, pelo Prof. Dr. António Manuel Antunes da Cunha, orientador da tese, seguindo-se uma breve intervenção da Dr.ª Ana Barroso, autora do livro; e o livro “Bullying Sénior – Emergência e Preocupações acerca de um Fenómeno (Des)Conhecido”, pela Prof.ª Dr.ª Alexandra Esteves, orientadora da tese, seguindo-se uma breve intervenção da Dr.ª Ana Lígia da Cunha, autora do livro.
Antes de se encerrar a Sessão procedeu-se a uma breve Cerimónia de entrega do Prémio David de Oliveira Martins à Ana Patrícia Pereira Barroso e à Ana Lígia da Cunha, autoras das teses vencedoras, através da publicação das respetivas teses e da atribuição de um Diploma evocativo do momento. Além disso, também foram agraciados com um Diploma os orientadores das respetivas teses.