Camões IP visita projeto Cáritas em Angola
Gonçalo Teles Gomes, vice-presidente do Camões, I.P., esteve no dia 13 de novembro de 2019, com a equipa do projeto “Cáritas Lusófonas em Rede: Inovar para o Impacto“ na sede da Cáritas de Angola em Luanda.
Recebido pelo Diretor-Geral, Eusébio Amarante, que apresentou os objetivos deste projeto e as suas principais linhas de ação bem com as atividades desenvolvidas.
Este projeto, que teve inicio em janeiro de 2018, está a ser desenvolvido tendo como base os Standards de Gestão desenvolvidos pela Caritas Internationalis que visam uma capacitação institucional, cuja implementação já está a ser ultimada em vários países, nomeadamente em Portugal, e que devem ser também implementados nas Caritas Lusófonas.
Pretende-se, desta forma, melhorar a qualidade, eficácia e eficiência da prestação de serviços da Cáritas de Angola às populações mais vulneráveis da sociedade angolana, através da capacitação institucional. Os principais desafios na implementação destes Standards vão, desde a criação de regulamentos e procedimentos internos de gestão de projetos, à construção e implementação de códigos de ética, a questões relacionadas com governação e organização, finanças, accountability, envolvimento de parceiros e stakeholders com vista à melhoria do desempenho das organizações aos mais diversos níveis.
Em Angola, é um projeto da Cáritas Portuguesa, em parceria com a FEC – Fundação Fé e Cooperação, cofinanciado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.