Cáritas Portuguesa acompanha visita de D. José Cordeiro à Cáritas de Bragança
No passado 28 de fevereiro, D. José Cordeiro, bispo da diocese de Bragança-Miranda, passou o dia com os colaboradores da Cáritas Diocesana e os beneficiários da ação desta Organização da Igreja bragantina. A acompanhar esta visita, por convite de D. José Cordeiro, esteve o presidente da Cáritas Portuguesa. “Foram momentos de carinho e ternura como expressão da matriz identitária, no dizer do Papa Francisco, da espiritualidade da Cáritas.” “Fiquei agradavelmente surpreendido quando recebi do senhor Bispo este convite. Aceitei-o com enorme alegria, pois vi nele uma demonstração de dar relevância ao trabalho animado pela comunhão que potencia a peculiaridade de cada Cáritas”.
D. José Cordeiro esteve com todas as crianças que frequentam a Creche e pré-escolar, os idosos do Centro de Dia e de Convívio, algumas famílias em situação de carência económica e social. A todos transmitiu a sua inata alegria mais acentuada pela transformação positiva que se está a operar na sua Cáritas Diocesana.
No encontro privado que teve com a Direção, presidida pelo Rev.do Pe. José Bento, e os responsáveis dos diferentes serviços. O Pe. Bento classificou os colaboradores da Cáritas de Bragança Miranda de “Discípulos missionários em comunhão”. Neste encontro foi feita uma avaliação do trabalho da Cáritas: 76 crianças em Creche e 79 em pré-escolar; 15 idoso em Centro de Dia e 10 no Centro de Convívio; 4. 145 agregados familiares em situação de pobreza absoluta atendidos ao longo de 2018. Foi referenciada como muito profícua a cooperação que se está a desenvolver com as paróquias, apesar de ser ter que chegar ainda a muitas outras, e as parecerias estabelecida com a pastoral penitenciária e a das Migrações, para além de outras entidades civis.
Foi um dia que teve o seu centro na celebração da eucaristia preparada pelas crianças.
“Foi um dia muito rico de partilha de ações realizadas com tanta criatividade e dedicação. O esforço que está a ser feito no envolvimento das paróquias é a demonstração que a Cáritas de Bragança – Miranda está a cumprir a sua missão principal e a colaborar na dimensão missionária que está inerente ao ser Igreja em qualquer situação.”
Esta visita pastoral deixou marcas na história da Cáritas e da Igreja que está em Bragança e Miranda.