Semana da Editorial Cáritas na Livraria Telos-Paulus, no Porto
Na semana de 28 de maio a 02 de junho, a Editorial Cáritas esteve presente na Livraria Telos-Paulus, no Seminário de Vilar, no Porto, com a exposição e venda de algumas das suas obras, bem como com duas Sessões de apresentação de outros tantos livros.
Assim, cada dia da semana incidiu sobre a promoção de um dos livros da Editorial Cáritas (“Cuidar do Outro”; “Tráfico de Seres Humanos”; O Padre das Prisões Portuguesas”; Perceção de Stress, burnout e autocuidado”; Gerontologia/Gerontagogia”; e “O Cuidar Como Relação de Ajuda”) e, nos dias 29 e 30 de maio, dois desses livros foram ainda alvo de uma Sessão de apresentação, contando com a presença dos autores e vários envolvidos nos respetivos livros, bem como com quem se quis associar às respetivas apresentações.
No dia 29 de maio, o livro que foi centro de atenções foi o “Trafico de Seres Humanos – Testemunhos e Documentos”, cuja apresentação foi uma organização em parceria entre o Fórum Abel Varzim e a Cáritas Portuguesa, com Coordenação de António Silva Soares, numa Sessão que contou com a presença de cerca de duas dezenas de pessoas. A Mesa da Sessão contou com a presença do Pe. Joaquim Samuel Guedes, ecónomo diocesano, em representação de D. Manuel Linda, bispo da diocese do Porto; de D. José Traquina, bispo da diocese de Santarém e Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana; de António Silva Soares, Presidente do Fórum Abel Varzim; de Eugénio Fonseca, Presidente da Cáritas Portuguesa; e do Pe. Sebastian, Membro da Pia Sociedade de São Paulo, responsável pela Paulus Editora. A apresentação do livro “Tráfico de Seres Humanos – Testemunhos e Documentos”, esteve a cargo do autor do Prefácio, D. José Traquina, bispo da diocese de Santarém e Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.
No dia seguinte, dia 30 de maio, à noite, foi a vez da apresentação do livro “O Padre das Prisões Portuguesas – Ensaio sobre a vida do Pe. João Gonçalves”, contando com a presença do Presidente da Cáritas Portuguesa, Prof. Eugénio Fonseca; com o Diretor da Editorial Paulus, Irmão Tiago Melo; com o Diácono Miguel Abreu, assessor da Casa Diocesana de Vilar; com a autora do livro, Inês Leitão; com o protagonista do livro, Pe. João Gonçalves; e com a apresentação do mesmo por parte da Dra. Clara Sotto Mayor, Juíza do Tribunal Constitucional e Docente da Universidade Católica. A apresentação do livro esteve a cargo da Dra. Clara Sotto Mayor, Juíza do Tribunal Constitucional e Docente da Universidade Católica. Esta Sessão contou com a presença de cerca de três dezenas de pessoas.
O ambiente vivido durante estas apresentações teve um misto de emoção e de chamada de atenção para assuntos que devem merecer uma crescente atenção, seja por parte da sociedade em geral, seja por parte da igreja em particular.
De referir ainda que os livros apresentados e expostos durante esta Semana da Editorial Cáritas na Livraria Telos-Paulus, realizada no Seminário de Vilar, no Porto, poderão ser encontrados nas lojas da Paulus Editora, na Telos-Paulus, entre outras livrarias e respetivas plataformas digitais, ou através da Editorial Cáritas.