Assembleia Regional da Cáritas Europa
A Cáritas Europa elegeu hoje Pe. Michael Landau como o seu novo presidente. A eleição decorreu durante a Conferência Regional da Cáritas Europa, a assembleia que anualmente tem como objetivo reunir as 49 Cáritas europeias.
Bioquímico de formação o Pe. Michael Landau, é o diretor da Cáritas Viena, na Áustria, com sensibilidade particular para os temas socias mais sensíveis e com uma particular atenção para as pessoas que dependem do trabalho da Cáritas. Acredita que cada um de nós tem o poder e a vontade de mudar a sociedade para melhor.
Na sua intervenção aos membros, expressou a sua sincera gratidão pela confiança que nele depositam nesta situação particularmente desafiadora assume as suas novas funções com alegria.
“A atual crise deixa evidente que todos temos responsabilidade, por nós próprios e pelos outros, pelos mais vulneráveis e pelo planeta. É necessária a humanidade e a solidariedade de cada um de nós. Não podemos mudar tudo. Mas podemos mudar muito, se quisermos. Juntos. Num espírito de amor e solidariedade. Vamos nos concentrar em nossos pontos fortes. Não vamos deixar ninguém para trás. ” Pe. Michael Landau, presidente da Caritas Europa
A Conferência Regional da Cáritas Europa ocorreu durante o dia 19 de maio, em regime de teleconferência. Estiveram presentes representantes de 42 organizações membros da rede Cáritas Europa, entre elas a Cáritas Portuguesa. Os participantes agradeceram ao presidente cessante, bispo emérito D. Luc Van Looy, que serviu a rede Caritas Europa nos últimos cinco anos. Na sua intervenção final à associação, Monsenhor Van Looy sublinhou que, como membros da Cáritas, não estamos apenas a cuidar das pessoas mais próximas, mas também estamos conectados à grande família Cáritas no mundo. Isso abre as nossas próprias organizações, locais e nacionais, para as necessidades das pessoas em todo o mundo. Estamos conectados ao resto da família humana, à criação e àqueles que virão depois de nós nas gerações futuras. Luc Van Looy, sublinhou ainda a forma próxima como o Papa Francisco tem acompanhado e apoiado o trabalho da Cáritas no que diz e no que faz.
As preocupações para os próximos oito anos
Este encontro acontece quando a Cáritas Europa prepara o Plano Estratégico 2021-2028 e durante a semana em que se comemora o quinto aniversário da carta encíclica do Papa Francisco, Laudato Si.
Laudato Si concentra-se no cuidado de nossa ‘casa comum’. É e continuará a ser nos próximos anos um documento de referência para a Cáritas.
“A nossa missão permanece inalterada, mas como Caritas procuramos sempre responder aos ‘sinais dos tempos’. No futuro a nossa estratégia integrará o cuidado à criação como uma das suas prioridades, como um meio de promover a justiça social e a dignidade das pessoas que servimos como rede”, sublinhou Maria Nyman, a assinalar um ano como secretária-geral da Cáritas Europa. “Também ficou claro que a promoção do envolvimento dos jovens na Caritas será outra pedra angular em nosso trabalho nos próximos oito anos”, acrescentou.
Neste sentido a Cáritas Europa inaugurou uma nova área na sua página oficial dedicada à “Cáritas Jovem”.
Em 2021 a Conferência Regional volta a estar agendada para Andorra, nos dias 10 a 12 de maio e em 2022 será acolhida pela Cáritas Grécia.