Covid-19 | Transformar o planeamento em realidade
Do estágio à vida real em dois projetos
Ana Correia e Sara Souto são duas alunas do curso de Educação Social, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Santarém que estão a desenvolver o estágio curricular na Cáritas Diocesana de Santarém, como parte integral da sua formação. Tudo estava a decorrer como seria expectável numa situação como esta até que foram surpreendidas pelo declarar de estado de emergência. As duas jovens e a equipa da Cáritas Diocesana de Santarém, não se deixaram paralisar e fizeram frente à situação. Deixam aqui o seu testemunho, na primeira pessoa:
Ana e Sara duas estagiárias na linha da frente
O estágio é um momento muito importante no processo de formação em qualquer área, mas na área social é imprescindível. Marcado pelas aprendizagens e ferramentas adquiridas, mas também por ser a nossa primeira abordagem no meio onde futuramente podemos vir a trabalhar. Com este estágio acabamos por viver um momento determinante na nossa vida. Uma oportunidade flagrante de serviço como futuras educadoras sociais perante uma população particularmente necessitada e vulnerável. Ao longo deste estágio, com a ajuda determinante dos responsáveis da Cáritas Diocesana de Santarém, estamos a fazer uma caminhada como pessoas que nunca poderíamos imaginar ser possível. O trabalho nesta área é, na maioria das vezes, um desafio e há situações que nos tocam e das quais não é fácil nos desligarmos emocionalmente e, neste estágio, estamos a trabalhar o nosso lado profissional, mas sobretudo o nosso lado humano. Tivemos também de superar os nossos próprios receios, obrigou-nos à mudança e à adaptação, tantas vezes exigidas na vida pessoal e profissional.
O que tínhamos anteriormente pensado e desenhado como projetos de estágio só era exequível com contacto direto com o público-alvo. Posto isto, tornou-se primordial encontrar projetos que fossem, mais uma vez ao encontro da missão da Cáritas Diocesana de Santarém e que respondesse a alguns problemas nascidos na circunstância atual.
Numa altura de isolamento social foi possível colocar em prática os desafios da Educação Social. Com a ajuda da Técnica Superior da Cáritas Diocesana, foi possível readaptar os projectos à nova situação, mantendo o foco na problemática da intervenção comunitária com famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica e em emergência social.
“Vizinho Amigo” e “Vamos por si” – Dois projetos, em duas localidades diferentes, com o mesmo objetivo principal: ajudar o público alvo, na aquisição de bens essenciais e/ou medicação, promovendo a permanência em casa, de modo a conter a propagação da pandemia. Estes projetos estão em implementação mo Entroncamento e em Mouge, respetivamente. Duas freguesias onde antes da pandemia a Cáritas já acompanhava os atendimentos e a distribuição de cabazes alimentares. Procurando abranger um maior número de participantes no projeto, que foi aberto não só aos utentes da Cáritas com mais de 60 anos e/ou de risco, como também aos residentes com mais de 60 anos e/ou de risco. Estes dois projetos pretendem, também, fazer um acompanhamento da população de risco e sinalizar novos casos.
“Máscaras Solidárias” – A confeção e distribuição de máscaras tem sido uma grande preocupação na sequência da pandemia de COVID 19, sentindo, por isso, uma necessidade de intervir nesta questão. Através de uma parceria que com o Centro de Apoio Pedagógico, da Escola Superior de Educação de Santarém, vamos proceder à confeção de máscaras, que posteriormente serão distribuídas pelos vários grupos paroquiais e interparoquiais, acompanhados pela Cáritas Diocesana de Santarém.
Este estágio que já por si só tinha uma grande importância neste processo, ainda mais enriquecedor se tornou, tendo em conta, toda a imprevisibilidade a que foi sujeito. O Educador Social deve adaptar-se e encontrar soluções rápidas e eficazes perante as adversidades, e neste sentido, este estágio está a ser prova de como devemos reagir e intervir numa emergência, estando, por isso, a adquirir ferramentas fundamentais para o nosso futuro profissional. Sentimos um enorme amadurecimento pessoal e profissional adquiridos neste estágio e nesta instituição.