“Prémio David de Oliveira Martins” atribuído na Arquidiocese de Braga
A parceria tripartida protocolada entre a Cáritas Arquidiocesana de Braga, o Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, e a Editorial Cáritas – Cáritas Portuguesa, procedeu, no passado dia 18 de novembro, pela plataforma digital zoom, através do júri constituído, respetivamente, pelo Prof. Eduardo Duque, pela Dra. Ana Lúcia Silva e pelo Prof. Paulo Neves, à avaliação dos trabalhos a concurso do “Prémio David de Oliveira Martins”.
A reunião decorreu em ambiente de salutar cooperação resultando na seleção do Trabalho vencedor do Prémio e ainda na atribuição de duas menções honrosas.
Recorde-se que, de acordo com o Protocolo estabelecido, o “Prémio David de Oliveira Martins”, pretende “editar em livro a melhor tese de Mestrado na área de investigação em Serviço Social”, defendido no Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, bem como estimular a inovação e a criação de conhecimento que contribua para o aprofundamento e consolidação das áreas predominantemente sociais, e ainda proceder à divulgação de trabalhos de elevada qualidade.
Assim, o Trabalho vencedor do “Prémio David de Oliveira Martins” 2020, foi:
- Respostas Sociais – Adequação às necessidades de prestação de cuidados à população idosa no concelho de Fafe, da autoria de Sandrina de Moura Ribeiro.
O Júri decidiu ainda atribuir uma Menção Honrosa aos seguintes Trabalhos:
- A relação do estado nutricional com o comportamento sedentário na população idosa portuguesa não institucionalizada como fator de risco a sarcopenia, da autoria de Flaviane Cristina Farias Balthar; e
- Relação entre idoso institucionalizado e família, da autoria de Sandra Maria Martins Sampaio.
Segue-se, assim, a edição em livro do trabalho vencedor e o agendamento da respetiva sessão de apresentação, a decidir, de forma conjunta, para o momento mais oportuno.
De referir, por fim, que, após a primeira edição deste Prémio em 2019, esta é a segunda edição, desejando-se que continue a corresponder a uma mais valia para todas as entidades envolvidas.