Arte em Sintonia
Iniciativa Solidária promovida pelo Agrupamento de Escolas da Lousã doa 6.659€ para crianças e jovens da Província de Cabo Delgado, em Moçambique.
Arte em Sintonia com as Crianças de Cabo Delgado, foi uma campanha solidária desenvolvida por alunos, professores, familiares e Associação de Pais do Agrupamento de Escolas da Lousã. Esta campanha multidisciplinar, transversal e comunitária foi pensada para dar resposta ao apelo de ajuda às populações de Cabo Delgado, mobilizando a comunidade educativa a contribuir através da Arte, da cultura, da educação e intervenção social.
Uma escola virada para a comunidade, com a arte acessível a todos e que desperta a cidadania, a educação cívica e a solidariedade, e que promove a descoberta e alargamento de competências para a vida, foram os fios condutores que sustentaram este projeto realizado pelos mais de 2000 alunos da Lousã. mas que foi integrada no Projeto Cultural de Escola no âmbito do Plano Nacional das Artes e devido a esta rede nacional que compõe 249 escola a nível nacional, chegou a outros Agrupamentos que se associaram a esta iniciativa e contribuíram igualmente para a recolha de fundos gerida pela Associação de Pais do Agrupamento da Lousã.
Os alunos foram convidados a criar trabalhos artísticos que posteriormente foram vendidos a familiares, amigos, entidades e à comunidade em diferentes iniciativa promovidas localmente. A Cáritas Portuguesa foi a entidade escolhida para a doação de 6.659€, com o objectivo de apoiar as crianças que se encontram a residirem atualmente no Reassentamento de Mecúfi e às crianças e jovens do bairro de Chuiba em Pemba, Moçambique.
A cerimónia oficial de apresentação dos resultados finais realizou-se no dia 8 de julho no Eco-Museu Serra da Lousã e contou com a presença de cerca de 40 pessoas, incluindo os delegados das turmas participantes, professores e o presidente do Agrupamento de Escolas da Lousã, Pedro Balhau, o presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Nunes e a Vereadora Henriqueta Oliveira, uma representante do Plano Nacional das Artes e por parte da Cáritas Portuguesa a presidente Rita Valadas e o secretário-geral João Pereira.
Todas as obras e ações desenvolvidas podem ser visualizadas na página de Facebook “Arte em Sintonia”
Da parte da Cáritas Portuguesa fica o agradecimento e o compromisso com os jovens envolvidos de partilharmos com todos noticias dos jovens de Moçambique que beneficiarão desta tão nobre, artística e generosa campanha que abraça Portugal e Moçambique.