Apoio humanitário chega a Cabo Delgado
Cáritas Portuguesa foi uma das entidades que participou no envio com ajuda humanitária destinada à população mais vulnerável da Província de Cabo Delgado, em Moçambique. Esta ajuda, composta por bens de higiene, saúde e vestuário, é o resultado de uma parceria entre a Comissão Europeia, a Cooperação Italiana e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., ao abrigo da iniciativa Ponte Aérea Humanitária da União Europeia.
Os bens angariados através da Cáritas Portuguesa, foram recebidos pela Cáritas Diocesana de Pemba que é a organização que, no terreno, irá distribuir pela população deslocada, vítima dos conflitos que continuam a afetar aquela província. Para a angariação destes bens a Cáritas contou com o apoio da Associação Rosto Solidário e da transportadora Santos e Vale.
Esta iniciativa contempla o envio de três aeronaves. Sendo que os primeiro e segundo voos juntaram doações provenientes de Portugal, oferecidas, pela Cáritas Portuguesa, pela Cruz Vermelha e pelo Exército Português, num total de 1,5 toneladas. Os dois primeiros envios aconteceram nos dias 3 e 4 de julho e no próximo dia 9 de julho chegará a terceira aeronave.
A receber esta ajuda, encontrava-se em Pemba, no âmbito de deslocação oficial que se encontra a realizar ao país, o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, com o Embaixador de Portugal em Maputo, António Costa Moura e a Vice-Presidente do Camões, I.P., Cristina Moniz.