Novos Caminhos de Fraternidade
D. Tarcisio Isao Kikuchi, Arcebispo de Toquio e Alistair Dutton, atualmente diretor executivo da Caritas Escócia (SICAF), são respetivamente os novos presidente e secretário-geral da Caritas Internationalis. A eleição da nova direção da Confederação Cáritas era um dos momentos esperados da 22º Assembleia Geral da rede internacional Cáritas, a decorrer em Roma até ao dia de amanhã e que está a ser acompanhada pela Cáritas Portuguesa pela presidente, Rita Valadas e o secretário-geral, João Pereira.
Este é um momento importante de renovação para a rede Cáritas e nesse sentido os doi eleitos manifestaram o seu enorme desejo de trabalhar em conjunto com todos os membros da família: “uma só família Cáritas ao serviço de uma só família Humana”, afirmou Alister Dutton, na primeira mensagem que dirigiu a toda a Confederação.
Já o novo presidente, D. Tarcisio Kikuchi, falou da missão da Cáritas como promotora de Esperança para os que se encontram em situação de vulnerabilidade.
Para a direção da Caritas Internationalis foi também eleita na segunda-feira, dia 15 de maio, como vice-presidente, Kirsty Robertson, CEO da Cáritas Austrália desde 2019.
Para a presidente da Cáritas Portuguesa, Rita Valadas, esta foi uma Assembleia muito especial e rica nas discussões que tiveram sempre como ponto de partida o tema central – “Novos caminhos de Fraternidade” – e “dentro disso as questões da regionalização, da sinodalidade, o enfoque de reforçar ainda mais a participação das mulheres e dos jovens”. O espaço da Assembleia Geral é ainda o lugar para encontros entre diferentes Cáritas nacionais que partilham experiências e boas práticas e, de forma particular para Portugal, para aprofundar a relação com as Cáritas Lusófonas, também presentes neste encontro internacional.
Por tudo isto, Rita Valadas, sublinha o sentimento de esperança que se vive entre a Confederação e que traz no seu regresso ao trabalho com a rede Cáritas em Portugal.