Ucrânia: Resposta à explosão da barragem de Karkhovka
Resposta de emergência à explosão da barragem de e à destruição do reservatório de água
A 6 de junho, ocorreu uma explosão devastadora na barragem de Karkhovka, destruindo o reservatório de água de Kakhovka e enviando enchentes rio abaixo, afetando aldeias, vilas e cidades ao longo das margens do rio Dnipro, e criando uma crise adicional dentro da crise humanitária que já se vive.
A cada hora que passa, os níveis da água continuam a subir, tornando as localidades próximas inabitáveis e exacerbando a urgência da evacuação. A vazante e o fluxo das enchentes criam ainda um desafio crescente devido ao deslocamento de minas levadas pelo fluxo da água.
Uma estimativa de 16.000 pessoas que habitam as áreas de risco vão precisar de apoio, através de evacuação ou no próprio local, dependendo do decorrer das situações nos próximos dias. Neste momento a necessidade de suporte de resposta inicial passa pela distribuição de higiene e água, abrigo e apoio psicossocial.
A rede da Cáritas Ucrânia montou um grupo de trabalho para fazer o levantamento de necessidades e coordenar a resposta através do seu grupo de 7 centros localizados perto da área afetada: Caritas Mykolaiv, Caritas Kryviy Rih, Caritas Odessa, Caritas Kherson, e Caritas Beryslav. A Cáritas Donetsk em Dnipro e a Cáritas Kamyanske fornecerão apoio adicional na resposta. A equipe da Caritas-Spes Odesa está na parte controlada pelo governo da região de Kherson e auxilia na evacuação para a estação ferroviária e o hospital, que se tornaram pontos de acolhimento para refugiados.
Os colaboradores da Cáritas de Mykolaiv receberam o primeiro comboio vindo de Kherson. Por agora os números são ainda limitados uma vez que a população afetada está hesitante em relação a uma evacuação para longe da sua localização.
Assim que o nível da água diminua, continuará a haver a necessidade urgente de lidar com o acesso limitado a água limpa na região inteira. Garantir o acesso a recursos de água limpos e suficientes vai ser de extrema importância nos nossos esforços de alívio em curso.