Mudar vidas. A igreja em Ação.
No próximo dia 3 de junho, a Cáritas Portuguesa apresenta o livro “António Raposo na Presidência da Cáritas Portuguesa”. Trata-se do primeiro volume de uma viagem à história da Cáritas, através dos seus três antigos presidentes contemporâneos, pelo olhar do jornalista António Marujo. Este desafio “vem da consciência do muito que a história do fazer não conta, e da evidência de que cada tempo tem lições que importa não esquecer.” explica Rita Valadas que é atualmente a quarta presidente desta Instituição. “São muitos os dons, os protagonistas e as ações. É muito fazer com decisão e dedicação, inventando soluções, articulando ações, juntando conhecimento e saber. “Quisemos deixar escrito e pensámos que poderíamos fazê-lo num registo de reportagem histórica para os três presidentes contemporâneos, que conhecemos e são a memória mais recente da Cáritas: Acácio Catarino, Lage Raposo e Eugénio Fonseca.”
O trabalho em rede é uma marca da instituição e dá-lhe a capacidade de ter olhos e ouvidos em todo o território nacional. Com a colaboração de profissionais e de um conjunto alargado de voluntários a Cáritas pode articular as suas ações às mais variadas necessidades dos muitos que a procuram.
Na Cáritas a história foi escrita pelo propósito e pela ação. Cada momento lido com muita responsabilidade e consciência social, tornou possível agir, juntar recursos, inovar, cuidar, de acordo com cada tempo, cada conjuntura e muito amor doado.
Ficará muito por dizer, mas ficará um registo esclarecedor, se para tanto “nos inspirar o engenho e a arte” para poder fazer justiça ao muito que foi feito para agir, cuidar, proteger e intervir. Mas este desafio pode ser um desafio da Rede…. A Cáritas é um exemplo de capilaridade na presença, de proximidade na escuta e na ação, de uma leitura da realidade centrada na Pessoa. É a capacidade de ter olhos e ouvidos em todo o território nacional…
Com a colaboração de profissionais e de um conjunto alargado de voluntários a Cáritas pode agir com as suas ações às mais variadas necessidades dos muitos que a procuram.