Caritas Internationalis: um pensamento para Bento XVI
“Após o anúncio da renúncia do Papa Bento XVI, a Caritas Internationalis gostaria de agradecer-lhe pelo seu apoio ao longo dos últimos sete anos. O Santo Padre tem colocado firmemente a caridade no coração da Igreja. Chamou a atenção do mundo sobre o sofrimento das pessoas em perigo, como são as vítimas da guerra na Síria ou de crises alimentares em África. Falou da necessidade de amor e compaixão enquanto indivíduos, organizações e do mundo como um todo.
O Papa recordou-nos a necessidade urgente de justiça social em todo o mundo e que “quando nós atendemos às necessidades das pessoas, estamos a dar-lhes o que é delas, não nosso.”
Ainda antes de fazer um ano desde o início do seu pontificado, o Papa Bento claramente delineado o papel essencial de amar os outros e ajudar os pobres e vulneráveis na encíclica “Deus Caritas Est”. Quatro anos mais tarde, deu-nos “Caritas in Veritate”, que enfatizou a necessidade de tornar a economia global num sistema mais ético.
Recentemente o Papa Benedict descreveu a Cáritas como “o coração da Igreja”. Este coração feito de caridade na forma de amor para com os menos afortunados do que nós mesmos vai continuar a crescer e a bater ainda mais forte.
Em sua mensagem para a Quaresma de 2013, o Santo Padre disse: “A vida cristã consiste em continuamente escalar a montanha para encontrar a Deus e depois voltar para baixo, com o amor e força retirada dele, de modo a servir os nossos irmãos e irmãs com o próprio amor de Deus.”
Oferecemos as nossas orações e apoio ao Papa Bento XVI e também à Igreja universal, neste momento de mudança e esperamos que onde quer que esteja na montanha, o Papa Benedict sinta o amor e a força que lhe oferecemos neste momento.
Oscar Andrés Cardinal Rodríguez Maradiaga, S.D.B,
President of Caritas Internationalis
Michel Roy, Secretary General