Lançamento de novo livro da Editorial Cáritas
Lançamento e apresentação do Livro “Práticas de gestão de pessoas para a sustentabilidade das IPSS’s”, na Universidade Lusófona, em Lisboa
No passado dia 17 de maio realizou-se na Universidade Lusófona de Lisboa, no Auditório Professor José Araújo, a Sessão de lançamento e apresentação do livro “Práticas de gestão de pessoas para a sustentabilidade das IPSS’s”, da Editorial Cáritas, da autoria de Angélica Martins Figueira, contando com a presença de várias dezenas de pessoas. De salientar, na assembleia, a presença de alguns professores e alunos da Universidade, sobretudo, no âmbito da Licenciatura e do Mestrado em Serviço Social.
Da mesa da sessão de abertura fizeram parte o Prof. Dr. Carlos Diogo Moreira, Diretor do Instituto de Serviço Social da Universidade Lusófona e o Prof. Eugénio Fonseca, Presidente da Cáritas Portuguesa, enquanto parceiros institucionais para a edição desta obra.
O Prof. Dr. Carlos Diogo Moreira, enquanto anfitrião da Sessão, começou por dar as boas vindas a todos os presentes congratulando-se com a apresentação desta obra. Salientou o seu caráter centrado em “práticas de gestão de pessoas” e a sua importância para a “sustentabilidade” institucional.
O Presidente da Cáritas Portuguesa, por sua vez, depois de saudar todos os presentes, referiu estarmos num espaço privilegiado para a apresentação de livros desta natureza, na linha da identidade e missão da Cáritas. A este propósito salientou que a Cáritas não existe apenas para gerir questões assistências, mas para ajudar a transformar a realidade, em ordem a uma sociedade mais justa e mais humana. Neste sentido, reforçou que o contributo deste livro para a sustentabilidade institucional é disso um bom testemunho.
A Sessão de apresentação do livro propriamente dita contou com a presença e intervenções de Aida Ferreira, Docente na Universidade Lusófona e Diretora do Mestrado em Serviço Social; Helena Bracons, Diretora da Licenciatura em Serviço Social da Universidade Lusófona; e de Angélica Martins Figueira, autora da obra.
De salientar, neste âmbito, a intervenção da Prof. Aida Ferreira, a qual incidiu, sobretudo, na sua experiência enquanto orientadora da tese da autora da obra, felicitando-a pela sua realização, seja a nível do processo, seja a nível do produto final agora editado em livro. Nesse sentido, elogiou as qualidades pessoais e profissionais da Angélica Martins Figueira, salientando a sua capacidade de conjugar esforços e de procurar resolver problemas. Perante o resultado desse profícuo trabalho que agora fica à disposição de todos em forma de livro, reiterou as felicitações à autora e convidou todos os presentes a usufruir da sua leitura.