Recolha de Material Escolar
Recolha de Material Escolar
7 e 8 de setembro de 2019
“Neste regresso à escola, a nossa missão é fazer crianças felizes”
A campanha de regresso à escola, promovida pela Cáritas e pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC), com o apoio da Missão Continente, é já uma iniciativa esperada pelas muitas famílias que conhecem as dificuldades deste momento do ano. Decorre nos dias 7 e 8 de setembro, nas lojas Continente aderentes.
“É verdade que há já algumas ajudas que hoje já são proporcionadas na área do ensino, mas a campanha, ainda que decorra no início do ano escolar, tem como objetivo ajudar as famílias mais carenciadas durante todo o ano”, explica Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa.
O baixo nível de escolaridade tem caracterizado a população que mais tem necessitado do apoio da Cáritas, percebe-se assim que, naturalmente, os níveis de escolaridade têm um impacto relevante na vida das pessoas. Segundo o estudo “Educação: a chave para quebrar o ciclo da pobreza”, publicado em conjunto com a Cáritas Europa, uma grande percentagem das famílias em Portugal, especialmente as famílias mais vulneráveis, enfrentam barreiras financeiras para apoiar os seus filhos na escola e os custos são mais elevados quando os estudantes querem continuar os seus estudos em Universidade.
“É urgente inverter esta situação e criar todas as condições necessárias para que as famílias possam apoiar os seus filhos nos estudos e promover, assim, o seu bem-estar não apenas económico, mas sobretudo emocional e contribuindo assim para uma feliz integração social”, sublinha Eugénio Fonseca.
A Cáritas, ao promover esta campanha, dá o seu contributo para que todas as crianças e jovens possam ter um tranquilo regresso à escola e esta seja para elas um espaço onde se sintam bem e sejam bem acolhidas.
Esta campanha é realizada em parceria com o Instituto de Apoio à Criança e através dela a Cáritas assinala, também, do Dia Internacional da Caridade, 5 de setembro, instituído pela ONU, é um dia que assinala, também, o aniversário da morte de Madre Teresa de Calcutá, padroeira da Cáritas em todo o mundo.
Todos os bens recolhidos nesta iniciativa serão entregues diretamente às famílias que são apoiadas pelas diferentes Cáritas diocesanas em todo o país.