Cáritas Portuguesa e Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais reforçam relação
No passado dia 11 de novembro, o Presidente da Direção da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, e o Diretor Geral da Direção Geral da Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), Rómulo Mateus, encontraram-se na sede da DGRSP, em Lisboa, para uma reunião no âmbito do Protocolo estabelecido entre a DGRSP e a Cáritas Portuguesa, assinado em 2017.
Nesta reunião estiveram também presentes Manuela Raimundo, do Centro de Competências para a Gestão de Programas e Projetos da DGRSP, onde também se enquadram os Projetos de voluntariado, e Paulo Neves, membro do grupo de Coordenação Nacional do Voluntariado Social da Cáritas nas Prisões.
Tendo em conta que o Diretor Geral se encontra no cargo apenas há alguns meses, foram recordados a finalidade, objetivos e ações realizadas e a realizar no âmbito do referido Protocolo.
O relato das ações realizadas e a previsão das ações a realizar foram acolhidos por parte da DGRSP de uma forma muito positiva tendo sido dadas indicações para que este Projeto possa ser “acarinhado” e se possa traduzir em mais valias para os reclusos, para as instituições envolvidas e para toda a sociedade.
Com esta reunião fica a convicção, para ambas as partes, de que a relação protocolada entre a Cáritas Portuguesa e a DGRSP foi reforçada e que se seguirão novas formas de colaboração em prol de objetivos comuns que passam por uma forte dimensão de humanização e ressocialização do sistema penitenciário português.