Aprender a ser Cigano hoje
A Editorial Cáritas está mais uma vez presente na Feira do Livro de Lisboa, este ano na sua 90º edição, que decorre de 27 de agosto a 13 setembro.
No próximo dia 3 de setembro, às 18h00, no Auditório Sul, é lançado um novo título, sob a chancela da Editorial Cáritas, em parceria com a Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos, “Aprender a ser cigano hoje”, da autoria de Mirna Montenegro. A apresentação da obra está a cargo de D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa. Devido à Covid – 19, e de acordo com o plano de contingência da DGS, o número máximo de lugares sentados, no Auditório Sul, é de 48. É obrigatório o uso de máscara no interior do auditório assim como em toda a feira.
“Aprender a ser cigano hoje” é a segunda obra editada de Mirna Montenegro. Segundo, António Raposo, da Editorial Cáritas, “esta publicação é de extrema relevância porque, indo ao encontro do que é a missão da Cáritas, a preocupação essencial da Editorial Cáritas passa pelo desenvolvimento de um Pensamento Social potenciador de transformação social, através da publicação de obras vindas das ações da rua ou de corredores universitários procurando fomentar “alianças” entre o pensar e o fazer”.
Tal como, em relação a outras parcerias já existentes com instituições sociais da Igreja Católica, a Editorial Cáritas, coloca ao dispor da Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos os meios necessários para a divulgação da sua dimensão pastoral, quer com a publicação de livros e cadernos, quer com sessões de lançamento e apresentação de obras associadas a esta instituição.
A Editorial Cáritas, no panorama livreiro em Portugal, situa-se no âmbito da temática social, com especial relação com a pastoral. Neste sentido, tem vindo a publicar temas que dizem respeito quer aos desafios de sempre quer ainda às ideias e linhas que moldam as preocupações e ações dos nossos dias. A preocupação essencial passa pelo desenvolvimento de um Pensamento Social potenciador de transformação social, seja através dos livros editados (cerca de sessenta livros editados, de acordo com o respetivo Catálogo, nos seus cerca de oito anos de existência), seja através de parcerias estabelecidas entre a Cáritas Portuguesa e a Universidade Católica Portuguesa, onde reside a sua Linha Mestra; as Cáritas Diocesanas e as Universidades e Institutos Politécnicos, onde reside, sobretudo, a sua Aliança do Pensar e do Fazer; seja ainda através de outros Parceiros.
Editorial Cáritas, stands A65 – A67, na Feira do Livro de Lisboa, de 27 de agosto a 13 de setembro.