Prémio S. Martinho de Dume
“Prémio S. Martinho de Dume” atribuído em Braga
A parceria tripartida protocolada entre o Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior, a Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, e a Cáritas Portuguesa, procedeu, no passado dia 26 de abril, via plataforma zoom, através do júri constituído, respetivamente, pelo Professor Eduardo Duque, pela Professora Sílvia Sousa, e pelo Professor Paulo Neves, à avaliação dos trabalhos a concurso no âmbito do “Prémio S. Martinho de Dume”, referente ao ano 2019.
A reunião decorreu em ambiente de agradável cooperação pessoal e institucional havendo consenso relativamente ao vencedor do Prémio e ainda quanto à atribuição de duas menções honrosas.
Recorde-se que, de acordo com o Protocolo estabelecido no âmbito desta Parceria, através do “Prémio S. Martinho de Dume”, “as três instituições pretendem criar parcerias, com vista a aprofundar o estudo das matérias sociais, estabelecendo para isso um acordo com o objetivo de atribuir um prémio que consiste num certificado e na edição em livro do melhor trabalho conducente ao grau de Mestre na área de investigação em Economia Social”, defendido no âmbito do referido Mestrado da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.
Este Prémio consubstancia-se na publicação do trabalho selecionado, em livro, e na apresentação do mesmo, num evento público, na forma de comunicação oral.
Segue-se, assim, a edição em livro do trabalho vencedor e o agendamento da respetiva sessão de apresentação, a decidir, de forma conjunta, para o momento mais oportuno.
Assim, o Trabalho vencedor do “Prémio S. Martinho de Dume”, do ano 2019, foi:
- “O voluntariado universitário na elaboração de candidaturas de apoio social africano – Um estudo de caso em Cabo Verde”, da autoria de Maria João Ribeiro da Silva Lopes.
O Júri decidiu ainda atribuir uma Menção Honrosa aos seguintes Trabalhos:
- “Os idosos e a inclusão social: estudo do grau de sensibilização da população às campanhas de apoio aos idosos”, da autoria de Tânia Afonso Esteves; e
- “Uma discussão sobre os efeitos da multiculturalidade no mercado laboral português – Uma visão recolhida numa amostra da imigração de Braga”, da autoria de Neide Seomara Vando Marciano.
De referir, por fim, que esta é a primeira edição deste Prémio, desejando-se que seja a primeira de muitas e que corresponda a uma mais-valia para todas as entidades envolvidas.