Cáritas Portuguesa – Apoio ao Equador
No dia 16 de abril de 2016 um sismo abalou a zona costeira do norte do país, deixando um rasto de destruição que ficou deixou sem vida, segundo informações das autoridades oficiais, 660 pessoas e 31 desaparecidos.
Estas foram as vitimas humanas mas as marcas da deste desatre natural somaram ainda 30.223 pessoas que tiveram de ser acolhidas em abrigos providenciados para o efeito. No ponto de vista material foram 1.125 edificios destruidos e 829 que ficaram afetados aos quais se somaram 560 escolas. A 18 de maio de 2016, um novo sismo de magnitude 6.7 atingiu a costa oeste do Equador, sendo uma réplica do sismo anterior.
Tinha passado pouco mais de um mês sobre o primeiro terremoto e a população de Portoviejo mais não fez doq eu correr desesperada pelas ruas, gritando, chorando e rezando. Um sentimento de grande fragilidade emocional e psicológico e um recuo na reconstrução das suas vidas, com o súbito reaparecimento do sentimento de medo coletivo.
Face a esta realidade a Cáritas Pportuguesa promoveu, durante o mês de maio de 2016, uma campanha de apoio ao Equador que angariou 2.250,00€ que se somaram aos 25.000,00€ entregues diretamente pela própria Cáritas Portuguesa.
Esta campanha permitiu que todas as Cáritas diocesanas, paróquias e comunidade em geral pudessem também contribuir para amenizar a difícil situação vivida no país e apoiar o povo equatoriano a iniciar a reconstrução das suas vidas.