Cáritas com Portugal abraça vítimas dos incêndios
As circunstâncias dramáticas e a dimensão dos estragos causados pelos vários fogos que nos últimos dias atingiram o nosso país, levam a Cáritas Portuguesa a avançar com a abertura de uma conta solidária para apoiar todas as vitimas dos incêndios.
A Cáritas Portuguesa está a acompanhar no local a situação, juntamente a Cáritas Diocesana de Coimbra, diocese que abrange várias das localidades mais atingidas.
Ainda que Pedrogão Grande e Figueiró dos Vinhos sejam as zonas mais atingidas, os recursos angariados através desta conta solidária destinam-se, também, a apoiar as vitimas dos restantes incêndios que estão ativos e que deixam nas várias populações marcas de destruição.
Segundo os dados divulgados há registo de 62 mortos e 54 feridos, dos quais oito são bombeiros. Há ainda 150 famílias desalojadas.
Para além desta ação que apela à solidariedade de todos os portugueses a Cáritas Portuguesa já disponibilizou uma verba de 200 mil euros que tem como objetivo o apoio imediato às primeiras necessidades que afetam as populações. Também outras Cáritas Diocesanas manifestaram a sua solidariedade através da entrega de donativos na conta solidária.
FORMAS DE APOIO FINANCEIRO:
Conta Cáritas (Caixa Geral de Depósitos): 0001 200000 730
IBAN PT50 0035 0001 00200000 730 54
SWIFT CGDIPTPL
Transferência multibanco:
Transferências e Débitos Directos – Ser Solidário
Cáritas Portuguesa (clicar “outras entidades” até aparecer a Cáritas)
Importância/ Valor do Donativo
Escolher talão ou recibo (caso escolha recibo, ser-lhe-á pedido o nº de contribuinte)
Como foi a atuação da Cáritas no passado
Foto: Paulo Novais / LUSA
Lençóis e cobertores de verão e roupa de criança
Os incêndios que hoje afetaram várias zonas do país obrigaram muitas famílias a abandonar as suas casas. Estas pessoas estão a ser acolhidas em locais provisórios. Face à situação de emergência chegou à Cáritas Portuguesa o pedido de angariação dos seguintes bens: lençóis e cobertores de verão, atoalhados e roupa de criança. Estes bens podem ser entregues nas Cáritas Diocesanas, a partir de amanha, dia 19 de junho. Porque é uma resposta de emergência, não há condições de se fazer qualquer tipo de triagem pelo que se apela a que todos os bens estejam em condições de utilização imediata.
Qualquer dúvida ou esclarecimento poderá ser dado através dos seguintes contactos: 218 454 223 ou caritas@caritas.pt