Terramoto Turquia e Síria
Rede Internacional da Cáritas unida no apoio às vítimas
Em 6 de fevereiro de 2023, às 04h17, um terremoto de magnitude 7,9 e várias réplicas de igual intensidade, atingiram a região sudeste da Turquia, perto da fronteira com a Síria. Mais de 40 mil pessoas morreram e uma destruição imensa de edificios deixam marcas produndas nos dois países. A Cáritas Turquia e a Cáritas Síria, estão no terreno desde o início, em articulação com as entidades locais, para prestar assistência às vítimas e a confederação Caritas Internationalis está a apoiar e a coordenar os esforços de toda a rede para avaliar as necessidades e prestar a devida assistência às pessoas afetadas por esta tragédia. A Cáritas Portuguesa faz parte desta rede de apoio e está envolvida nesta resposta de ajuda humanitária.
Para reforçar a ação da Cáritas precisamos da tua ajuda!
A resposta da Cáritas Turquia
A região da Diocese da Anatólia foi fortemente afetada pelo terremoto. A Catedral de Iskenderun desabou totalmente e os escritórios e espaços da Cáritas foram fortemente danificados. “Graças a Deus a equipe está bem, mas perdemos voluntários, beneficiários e até parentes”, diz o gerente de programa da Cáritas Turquia.
A equipa de emergências teve uma reunião de coordenação com a Agência de Gestão de Desastres da Turquia (AFAD) para recolha de toda a informação e o Gabinete Diocesano alertou toda a população para não se aproximarem da área e seguirem as indicações dadas pelas entidades oficiais.
A Cáritas Turquia abriu imediatamente uma linha direta do Centro de Escuta para fornecer apoio e assistência às pessoas afetadas pelo desastre, e atualmente está a organizar a sua resposta humanitária. Além disso, as equipas da Caritas têm reunido os deslocados em espaços seguros e tentam distribuir algumas refeições quentes e roupas.
A resposta da Cáritas Síria
O Diretor da Cáritas Síria explica que “na Síria, o terremoto afetou fortemente o noroeste da Síria, uma área onde 4,1 milhões de pessoas dependem da ajuda humanitária”. Cerca de 5.000 deslocados, a maioria mulheres e crianças, encontraram abrigo em escolas e salões. As mortes e feridos registrados continuam a aumentar à medida que a busca por pessoas desaparecidas entre os escombros de prédios e casas destruídas continua. Os hospitais estão sobrecarregados.
A Cáritas Síria está a monitorizar a situação no terreno gerindo as restrições no fluxo de informações devido a frequentes interrupções nas telecomunicações e à falta de energia. Os danos de infraestrutura são difíceis de avaliar neste momento e as estradas estão bloqueadas no noroeste da Síria. As equipas da Cáritas esforçam-se para fornecer itens de socorro e abrir abrigos para acomodar os mais necessitados em Aleppo, Hama e Lattakia. “Está muito frio e continua a chover e a nevar. Muitos perderam as suas casas e mesmo aqueles que ainda têm casa não podem regressar.”
Doar
Outros meios de doação:
Transferência Bancária:
Millenium BCP – IBAN PT 50 0033 0000 01090040150 12
Multibanco:
Entidade 22222 e Referência: 222 222 222