Cáritas procura resposta de inovação para voluntariado
Projeto VolunTrek arranca com primeira reunião transnacional
O projeto VolunTrek, financiado pelo programa europeu Erasmus+, do qual a Cáritas Portuguesa é entidade promotora, teve o seu arranque esta semana, em Santa Maria da Feira, com a realização da primeira reunião transnacional.
O VolunTrek tem como objetivo aumentar o impacto do voluntariado adulto através do desenvolvimento de ferramentas e metodologias inovadoras, contando com a participação de parceiros da Sérvia, Espanha, Polónia e Portugal.
Ao longo de dois anos, será criado um Tool Kit inovador, destinado a capacitar educadores e organizações que acolhem voluntários adultos, contribuindo para práticas de voluntariado mais consistentes e sustentáveis.
O projeto prevê ainda a realização de formações, workshops e eventos internacionais, que irão promover competências sociais, emocionais e interculturais, essenciais para fortalecer a experiência de voluntariado e o seu contributo para a comunidade.
Os resultados desenvolvidos no âmbito do VolunTrek serão aplicados diretamente pelas organizações parceiras e disponibilizados em plataformas públicas, garantindo a sua partilha e multiplicação a nível europeu.