Presidente da Cáritas Portuguesa visitou Cáritas do Funchal
O presidente da Cáritas Portuguesa de visita ao Funchal, reuniu-se com a Direcção da Cáritas Diocesana, tendo-se inteirado das principais iniciativas que estão em curso ou em perspectiva, nomeadamente, as preocupações relativas à organização da pastoral social ao nível das comunidades cristãs. Neste sentido, foi reassumido, apesar das dificuldades, o compromisso de estender a todas as paróquias o questionário destinado a conhecer o número de grupos sociocaritativos existentes na ilha. Foi ainda delineada uma proposta de animação da pastoral social a testar numa paróquia a seleccionar.
Do encontro com os técnicos e voluntários surgiu a necessidade de se reforçarem as actividades concernentes à promoção humana e inclusão sócia, daqueles que procuram o serviço diocesano de atendimento social. De referir os esforços que se têm vindo a desenvolver, por parte dos técnicos da Cáritas Diocesana do Funchal, para dar qualidade às diferentes respostas de assistência, designadamente, no que respeita à articulação com outras entidades relevantes para a alteração das condições de vida precárias dos atendidos. A produção e comercialização de ervas aromáticas, bem como de outros produtos regionais, foram apontadas como hipóteses facilitadoras da integração socioeconómica desejada. Ficou ainda o compromisso de se seleccionar cerca de cinco paróquias para integrarem os pólos do Observatório Social da Cáritas Portuguesa.
A finalizar a visita, o Presidente da Cáritas Portuguesa, bem como a Direcção da Cáritas Diocesana, foram recebidos pelo Senhor Bispo, D. António Carrilho, que se inteirou dos principais assuntos tratados, tendo pedido à sua Cáritas que estivesse atenta a todas as situações mais graves, que não sejam acolhidas por outros serviços públicos ou particulares. Pediu ainda para ser, de imediato, informado sempre que aconteçam problemas graves e inesperados, como sejam tragédias familiares e locais.