Senhas na distribuição de alimentos em Moçambique
A equipa da Cáritas fez uma distribuição de senhas em Tica no distrito de Nhamatanda (sexta-feira 5 de abril). Cerca de 1.000 famílias foram identificadas através dos representantes dos bairros.
As senhas ajudarão a direcionar eficazmente lonas e ajuda alimentar de emergência aos mais vulneráveis. Os representantes da comunidade recebem uma explicação sobre como funcionam as senhas e como devem ser utilizadas para garantir uma distribuição eficaz das lonas e dos alimentos trazidos pela Cáritas.
Distribuição de lonas de abrigo de emergência em Tica, no distrito de Nhamatanda, em Moçambique, 7 de abril de 2019. 1.000 famílias identificadas através da implementação do sistema de senhas. Cada “cabeça de família” tem uma lona resistente que pode ser usada para substituir temporariamente os telhados que foram destruídos e tornar as casas resistentes à chuva. Mais uma vez a distribuição foi ordenada e bem organizada. O sistema de senhas funcionou muito bem e garantiu que os mais vulneráveis receberam apoio. Muitos idosos, doentes e mães com crianças pequenas e bebés estavam na distribuição.
Os representantes das famílias verificam o seu registo no sistema de senhas que foi feito a partir de uma listagem principal. Cada família recebeu:
25kg de arroz
7 kg de feijão
3kg de açúcar
1kg de sal
2 litros de óleo e sabão.
Esta senha que recebemos nos ajudará muito. Isso nos dará uma tábua de salvação e é bem organizada, o que é bom. Sabemos que vamos receber ajuda com a senha. Antes, uma agência veio e deixou ajuda alimentar, mas foi feito no lado da rua e resultou em raiva e briga e entre as pessoas que estavam aqui.”
Fernando José (26 anos de idade)