A NOSSA IDENTIDADE
A Cáritas é expressão do Serviço da Caridade da Comunidade Cristã, inspirada no Evangelho e na Doutrina Social da Igreja. Participa com humildade, comunhão e entusiasmo na missão da Igreja, promovendo, a consciência de que o Serviço da Caridade é uma dimensão constitutiva da evangelização e a transformação das nossas comunidades em autênticas “Comunidades de Cuidar”, tendo em especial atenção os mais pobres e vulneráveis.
Contribui para a construção do Reino de Deus como expressão da dignidade, justiça e amor para todos; Promove o Desenvolvimento Humano Integral e a Ecologia Integral; Serve, escuta, acompanha e defende os mais pobres; Responde a emergências e crises, Presta serviços essenciais e respostas empoderadoras; Promove a organização e a capacitação, Administra bem os meios e cuida das pessoas com quem trabalha; Fomenta a partilha de bens; Comunica e exerce influência; Desenvolve parcerias e a cooperação fraterna.
Em Portugal, a Cáritas é constituída por Cáritas Paroquiais e inúmeros grupos locais que atuam em proximidade nas paróquias e comunidades. Os grupos estabelecem uma relação com as respetivas Cáritas Diocesana que, no nosso país, estão constituídas nas 20 Dioceses territoriais. Estas, por sua vez, estão unidas á Cáritas Portuguesa que lhes presta um serviço de comunhão e acompanhamento. A Cáritas Portuguesa articula com a Caritas Internationalis e a Cáritas Europa, bem como com as Cáritas irmãs de outros países, em espírito de cooperação fraterna.
Esta estrutura, marca da Rede Cáritas, é uma característica da instituição e dá-lhe a capacidade de ter olhos, ouvidos e mãos em todo o território nacional, e ainda estar ligada a todo o planeta.
Com a colaboração de profissionais, que são a âncora de um conjunto alargado de voluntários, a Cáritas pode articular a sua resposta às mais variadas necessidades dos muitos que a procuram, abrangendo em cada território respostas diferentes adaptadas aos contextos particulares.
Cada Cáritas Diocesana tem autonomia jurídica e canónica e enquadrando-se na sua realidade local, estabelece as suas prioridades e age em função delas, em espírito de comunhão e alinhadas com o Quadro Estratégico da Cáritas em Portugal.
A Caritas Portuguesa é a união das Cáritas Diocesanas e um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. As suas estruturas estatutárias, os seus serviços e os seus meios servem para assegurar a comunhão da Rede e influenciar e fortalecer processos que dignifiquem a vida das pessoas mais frágeis. Representa a Rede Cáritas em Portugal na rede mundial e em várias entidades, onde procura exercer a sua influência. Capacita os agentes, aproxima abordagens e realiza a leitura da realidade a partir da proximidade e da leitura dos sinais dos tempos. Fomenta a subsidiariedade e contribui para a sustentabilidade das respostas locais. Compromete-se com a prestação de contas, a transparência e a comunicação. Assume a coresponsabilidade da difusão e coordenação do serviço da Caridade e da promoção do Bem Comum.