A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
Acreditamos na dignidade e no valor intrínseco de cada pessoa. A nossa fé e a nossa opção preferencial pelos pobres exortam-nos a servir todos os necessitados independentemente da sua etnia, sexo, idade, religião ou crenças para que se alcance a transformação. Queremos celebrar a diversidade e a força que dela advém, ao juntarmo-nos na promoção de justiça para todos. Comprometemo-nos a defender este valor: Garantindo que as comunidades em situação de pobreza, vulnerabilidade ou crise estão no centro do nosso trabalho; Exercendo uma liderança servidora, que presta contas, que assenta nos valores da Cáritas e que promove a liderança de mulheres e jovens.
Comprometemo-nos a defender este valor:
- Garantindo que as comunidades em situação de pobreza, vulnerabilidade ou crise estão no centro do nosso trabalho;
- Exercendo uma liderança servidora, que presta contas, que assenta nos valores da Cáritas e que promove a liderança de mulheres e jovens.
A SOLIDARIEDADE
Esforçamo-nos por trabalhar juntos pelo bem comum, por facilitar uma cultura do encontro, por caminhar com o “outro” no compromisso conjunto de cuidar dos mais vulneráveis. Escolhemos pensar e agir em termos de Comunidade (cfr. FT 116). Comprometemo-nos a defender este valor: Adotando uma cultura do encontro, trabalhando ativamente com outros para promover o Desenvolvimento Humano Integral e alcançar uma mudança transformadora; Partilhando capacidades e promovendo uma cultura de aprendizagem dentro da Cáritas, melhorando os nossos conhecimentos, capacidades e processos para o cumprimento da nossa missão partilhada.
Comprometemo-nos a defender este valor:
- Adotando uma cultura do encontro, trabalhando ativamente com outros para promover o Desenvolvimento Humano Integral e alcançar uma mudança transformadora;
- Partilhando capacidades e promovendo uma cultura de aprendizagem dentro da Cáritas, melhorando os nossos conhecimentos, capacidades e processos para o cumprimento da nossa missão partilhada.
A SUBSIDIARIEDADE
Procuramos assegurar que o poder, as decisões e a responsabilidade se exercem ao nível local, sempre que seja possível, e que os nossos esforços, como Cáritas, maximizem e aproveitem as capacidades dos recursos locais. Em espírito de sinodalidade valorizamos as ações dirigidas às comunidades e a liderança participativa, em todos os níveis.
Comprometemo-nos a defender este valor:
- Garantindo que o estabelecimento de parcerias robustas e a cooperação fraterna são centrais no nosso trabalho conjunto;
- Fazendo refletir os princípios da sinodalidade na nossa identidade e cultura, bem como nas decisões e ações que realizamos, enquanto Cáritas.
O CUIDAR
Queremos assumir o compromisso de cuidar da criação de Deus (cfr LS cap. V e VI). Queremos ser éticos, responsáveis e transparentes no cuidado com os dons que Deus nos dá, concretamente na Terra, nos nossos talentos pessoais, nas pessoas que fazem a Cáritas e em todos os âmbitos nos quais a Cáritas é chamada a estar presente.
Comprometemo-nos a defender este valor:
- Promovendo a Ecologia Integral e o cuidado da Casa Comum através das nossas palavras e ações;
- Partilhando uma boa gestão dos nossos recursos e talentos, medindo o impacto do nosso trabalho, promovendo a transparência e a prestação de contas nas comunidades que servimos.