Presidente da Cáritas Portuguesa agraciado com a Ordem de Mérito Civil no dia de Portugal
Eugénio da Fonseca, Presidente da Cáritas Portuguesa, foi condecorado, pelo presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com a Ordem de Mérito Civil, na cerimónia comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
A propósito desta homenagem, Eugénio Fonseca declarou à Agência Ecclesia:“Aceito esta condecoração na certeza de que ela pode dar mais visibilidade às causas pelas quais me tenho empenhado ao longo da vida. Penso que, também, estando eu associado a uma Caritas Diocesana que é a de Setúbal e neste momento com as funções de presidente da Caritas Portuguesa também são responsabilidades para estas duas instituições, que têm sempre que saber estar à altura dos compromissos que assumem e de estarem atentas aos novos desafios que a sociedade lhes põe pela frente”.
O Presidente da Cáritas Portuguesa afirma, ainda, dever muito à Igreja, “que tem depositado em mim e na acção que vou desenvolvendo, com alguns cargos de responsabilidade, uma grande confiança”. Por isso, esta condecoração é dedicada à Igreja, “por tudo aquilo que representa na sociedade portuguesa, pela forma como se empenha nas grandes decisões em ordem ao bem comum”.
Um reconhecimento que Eugénio Fonseca assume como uma grande responsabilidade, pois significa “o validar de uma acção que se faz, mas sobretudo que se espera ainda mais”. A Cáritas, quer a nível diocesano como a nível nacional, “deve continuar o seu trabalho”, sobretudo estando atenta aos sinais que vão aparecendo ao longo do tempo, “lutando pela defesa da dignidade da pessoa, pelos seus direitos e pelos que têm mais dificuldade em aceder a esses mesmos direitos”, finaliza.
Fonte: Agência Ecclesia